Como sair das dívidas: 5 estratégias para sair do vermelho

Como sair das dívidas?

Talvez esta seja a pergunta que você tem feito e que provavelmente tem tirado o seu sono. Infelizmente você não é o único a ter essa preocupação.

Logo no início de 2016 o Brasil registrou o maior recorde de endividamento, foram quase 60 milhões de pessoas endividas em todo o país, 5 milhões a mais do que em 2015.

Os grandes motivos para o inadimplência são: desemprego, descontrole financeiro e até mesmo empréstimo do nome para familiares e amigos.

Mas como sair das dívidas urgente e de uma vez por todas? Como sair do vermelho e limpar o nome na “praça”? Confira a lista que o SOS Dívidas preparou pra você sair das dívidas:

1. Entenda o real motivo das dívidas terem surgido

Antes de mais nada é preciso olhar pra trás e ver como as dívidas foram contraídas. É preciso fazer uma análise de como exatamente você ficou endividado, se foi por conta de um acidente de carro, problemas de saúde, desemprego, ou descontrole nos gastos.

Essa autoanálise é de extrema importância, pois não vai adiantar nada criar um plano para sair das dívidas se não souber de onde elas surgiram. Se uma análise não for feita você até poderá criar um plano para sair do vermelho mas correrá o mesmo risco de cair de novo na armadilha ou nunca mais sair dela.

2. Conheça seu inimigo

Para vencer seu maior inimigo, que são suas dívidas, você precisa conhece­-lo para, então, depois começar a trabalhar em uma solução. Com base na autoanálise que citamos anteriormente, peque uma caderneta ou use seu computador para criar uma lista simples com todas as suas dívidas e não apenas isso, coloque também no papel todas as demais despesas que possui.

Fazendo isso você terá uma visão maior do que você está enfrentando Não se assuste pois isso te ajudará a criar um planejamento para solucionar o problema a curto, médio ou longo prazo de acordo com a dimensão…

3. Evite afundar ainda mais

Se você deseja realmente se livrar de suas dívidas uma coisa sábia a fazer é cortar ou, pelo menos, reduzir seus gastos. Antes de mais nada você precisa ter em mente que, continuar gastando com coisas não tão importantes só aumentará as chances de afundar ainda mais e não ajudará em nada na recuperação de sua vida financeira.

Comece a anotar absolutamente tudo e sempre faça um planejamento antes de comprar qualquer coisa. Adquira o habito de se perguntar; “Eu preciso mesmo comprar isso agora?”

4. Dê prioridade aos “peixes grandes”

Dê prioridade total as dívidas que envolve sua subsistência, é comum nesta situação de endividamento desorganizar completamente o orçamento pessoal e familiar, portanto, priorise esse pagamentos antes que todos, ou seja, condominio, agua, luz, telefome, Iptu, escola ou faculdade, aluguel ou prestação do imovel, enfim tudo que envolve o bem estar pessoal e familiar.

As dívidas com juros altos como cheque especial e cartão de credito, entre outras, deixe por ultimo, não se engane, lá na frente ele vão reduzir, funciona assim, quanto mais antigo o vencimento por maior que seja a elevação apresentada, também será enorme os descontos concedidos, é assim que funciona.

5. Proponha uma solução aos seus credores

Este ponto é o mais importante para quem deseja quitar todas as dívidas. É através da renegociação de dívida que o inadimplente tem a chance de ver livre desse pesadelo.

Entre em contato com seus credores e mostre que está disposto a pagar suas dívidas. Procure entrar em acordo para conseguir um bom desconto para a quitação total da dívida ou pagando a menor parcela de juros.

Sabemos que são muitas as dificuldades encontradas quando você procura renegociar suas dívidas, sejam recente ou mais antigas, portanto, procure sempre registrar uma manifestação ou reclamação através da “ouvidoria” das empresas credoras, quase todas tem ouvidorias e normalmente retonam as manifestações dos consumidores rapidamente.

Mas fique atento para não contrair novas dívidas ou fazer um mau negócio, lembre­-se sempre; “Dividas não se paga contraindo mais dívidas”

Ainda está com dúvida?

Envie uma mensagem explicando sua dúvida ou situação e será respondida o mais breve possível!

Sr. Emanuel Gonçalves – Consultor de Dívidas
[contact-form-7 id=”5848″ title=”Envie sua dúvida”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *