consumidor

Consumidores Positivos: O que é isso?

O cadastro positivo, também conhecido como cadastro de consumidores positivos, é uma forma de registrar seus pagamentos em dia e construir um histórico de crédito positivo, tanto como pessoa física quanto jurídica. Este cadastro positivo pode ser usado em análises de crédito, aumentando as suas chances de conseguir uma aprovação de ficha.

Inclusive, o cadastro positivo é usado também por empresas na hora de selecionar futuros funcionários; então, não deixe de ler este artigo até o final para conhecer todos os benefícios que o cadastro positivo de consumidores tem a oferecer para você.

Cadastro de consumidores positivos: o que é isso?

Nós já sabemos – e alguns de nós já até sentimos na pele – que existem cadastros negativos de consumidores, certo? Registros de consumidores endividados são mantidos pelo SPC e Serasa e são considerados por bancos e financeiras na hora de conceder crédito ao consumidor. No entanto, a única coisa que o SPC e Serasa normalmente mostra é a dívida. Mas e se a dívida for a única conta que o consumidor não conseguiu pagar em um longo histórico positivo de crédito?

Por exemplo: o consumidor pode ter tido algum problema orçamentário que tenha sacrificado o pagamento daquele produto ou serviço especificamente, não comprometendo o pagamento das demais despesas. Ou, quem sabe, ele deixou de pagar por outros motivos, como processos em andamento na Justiça, na Anatel, no Procon, e escolheu não pagar até ter uma posição definitiva sobre o que deverá ser feito. Esse consumidor acaba tendo todo o seu histórico de crédito positivo, ao longo de toda a sua vida, comprometido por conta de uma dívida atual, talvez até temporária.

Por isso, surgiu o cadastro positivo de consumidores. Nele, em vez de registrar suas dívidas, é feito o procedimento contrário: ele registra as suas contas em dia, para mostrar que o seu histórico positivo tem peso maior do que seu histórico negativo. Assim, o cadastro positivo de consumidores também pode ser levado em conta no momento de uma análise de crédito.

Cadastro de consumidores positivos: onde fazer?

consumidores positivos

As mesmas instituições que mantêm os registros de negativação de seu CPF ou CNPJ já estão oferecendo serviços para cadastro positivo de consumidores. A Serasa Experian, por exemplo, dispõe do serviço de cadastro positivo para quem se interessar em experimentar seus benefícios.

O SPC Brasil também oferece esse serviço, disponível para PFs e PJs para adesão neste link. Além dessas instituições, empresas especializadas nos serviços de monitoramento de CPF/CNPJ também oferecem a adesão ao cadastro positivo. Com uma rápida pesquisa na Internet, é possível encontrar várias para experimentar.

Existe cadastro positivo de Consumidores para Empresas também?

Assim como pessoas físicas podem precisar de crédito, sua empresa também pode vir a precisar. Seja para a compra de equipamentos, empréstimos para investimento no negócio ou financiamentos para veículos corporativos, sua empresa pode se beneficiar – e muito – de um cadastro positivo. Principalmente no caso de sociedades, em que os diferentes CPFs envolvidos na sociedade podem ter situações de crédito diferentes, que impacta diretamente o crédito da empresa também.

Então, optando pelo cadastro positivo para sua empresa, você mostra que a empresa está em dia com suas contas e obrigações financeiras, melhorando suas chances de conseguir crédito, mesmo com uma situação negativa no CPF de algum sócio.

Disponibilizamos  para você materiais informativos elaborados especialmente pelo renomado consultor Emanuel Gonçalves da Silva. Se você deseja aprender mais sobre seus direitos em relação a Código do Consumidor, Negociação de Dívidas e melhorar a sua situação Financeira acesse o link abaixo e conheça o nosso curso. Um conteúdo exclusivamente para pessoas que desejam ter equilíbrio financeiro e prosperidade em suas vidas.

Clique aqui para acessar!

Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Tenha um ótimo dia! =) 

Emanuel Gonçalves
Emanuel Gonçalves
Fundador do blog SOS Dividas, especialista com mais de 20 anos no mercado como consultor financeiro, também Autor do Ebook " Como Negociar Dívidas" que vem ajudando milhares de Brasileiros a saírem do vermelho e reestrutura sua vida financeira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *