Empréstimos Consignados: Juros Altíssimos

Todos os segmentos das atividades produtivas vem passando por enormes dificuldades e mesmo assim houve aumento de 2,14% para 2,34% a taxa de juros dos empréstimos consignados.

Os empréstimos consignados tem sido um dos principais responsáveis pelo…

colapso financeiro que vem passando os aposentados e pensionistas em todo Brasil, eles entram nesta bola de neve e vivem ampliando os planos de pagamento a cada renovação realizada antes da quitação dos empréstimos anteriores.

Como isso Funciona?

Um empréstimo consignado contraído para ser pago em 24 meses, depois de pagar diversas parcelas o pensionista necessita de mais dinheiro, então, faz um novo empréstimo de um valor maior, desta vez em 60 parcelas, 72 parcelas ou até mais para que a prestação se mantenha dentro da margem consignada, nesse empréstimo é deduzido para quitação de todas as parcelas a vencer do empréstimo em vigor e o saldo é repassado para o pensionista.

Desconto de Prestações a Vencer

Acontece que nesta operação deveria ser concedido um desconto proporcional dos juros em todas as prestações a vencer, como determina o artigo 52 do código de defesa do consumidor lei 8078/90, ou seja, os juros que estão embutidos naquelas  parcelas que foram quitadas antecipadamente teriam que ser descontados, só que isto não acontece, o pensionista sequer recebe informações dos cálculos, e assim cresce de forma ilegal os ganhos dos Bancos e Financeiras que operam neste sistema.

Venda Casada

emprestimos-consignados-1

Além destas ilegalidades nos empréstimos consignados, também é acrescida nestes contratos, vendas casadas de seguro e outras operações como IOF acima da taxa determinada pelo Banco Central e outras taxas. A venda casada é proibida pelo CDC Art. 39.1 da mesma lei acima mencionada e diz o seguinte: Proibido “condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.

Se não fossem suficientes as ilegalidades praticadas, também no contrato anterior, que foi quitado antecipadamente, foi embutido como venda casada de um seguro, e este seguro mesmo ilegalmente foi acordado um valor com o plano de pagamento estabelecido, ora, se o contrato foi antecipado sua quitação, desta forma, o seguro deveria também ser menor e a diferença ressarcida devido à antecipação da quitação do mesmo.

O Brasil nas Mãos dos Banqueiros.

No meio de tantos desmandos, ficamos estarrecidos com a facilidade que o Governo aprova uma elevação de juros absurda que prejudica diretamente os dependentes de empréstimos consignados e aumenta mais ainda os lucros dos Bancos à custa do sacrifício dos consumidores.

Se você deseja aprender mais sobre como negociar dívidas, melhorar a sua situação financeira e ter a oportunidade de se tornar um Especialista em Dívidas acesse o link abaixo e conheça o nosso curso. Um conteúdo exclusivamente para pessoas que desejam ter equilíbrio financeiro e prosperidade em suas vidas.

Clique aqui para acessar!

Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Tenha um ótimo dia! =) 

Emanuel Gonçalves da Silva

www.sosdividas.com.br

Emanuel Gonçalves
Emanuel Gonçalves
Fundador do blog SOS Dividas, especialista com mais de 20 anos no mercado como consultor financeiro, também Autor do Ebook " Como Negociar Dívidas" que vem ajudando milhares de Brasileiros a saírem do vermelho e reestrutura sua vida financeira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *