dívidas, negociando empréstimos

Empréstimos em Expresso: Como essa Prática Prejudica Empresas

São muitos os riscos nas contratações demasiada de operações de crédito ofertadas em excesso por entidades financeiras. “Desconfie ao receber insistentemente, propostas de empréstimos a juros muito baixos. Certamente, esta será a primeira de uma série de operações de crédito que lhe serão oferecidas ao longo de sua vida útil junto a instituições financeiras.”

De forma geral, o gerente do Banco responsável por essas instigantes ofertas de crédito, são sempre muito simpáticos, sabem cortejar e seduzir o cliente, de forma a ganhar sua confiança aos poucos. Mas é importante lembrar que a tomada de crédito não deve ser uma decisão pautada sob a emoção, pois envolve uma série de riscos, caso não seja planejada e realizada no momento certo.

Uma história parecida com a sua:

Um empresário, que há 12 anos possui um restaurante e se encontrava completamente endividado vivenciou uma situação parecida com está. Ele relatou que nos últimos três anos estava passando por dificuldades financeiras, devido à facilidade na contratação de operações de crédito que obteve no mercado financeiro e por não ter conseguido quitar os contratos vigentes, foi contraindo outros, de forma a quitar os débitos anteriores.

Com dívidas no patamar de um milhão e seiscentos mil reais para três bancos, o empresário, por exemplo, começou a pagar uma operação em 36 meses e quando atingiu entre a 15º e 20ª parcela apareceram novos problemas e consequentemente, as facilidades para gerar outras operações de crédito, sempre uma para cobrir a outra. Quando percebeu em pouco tempo já estava com seis novos empréstimos, ou seja, possuía de oito a dez contratos ao total em cada um dos três Bancos.

É neste ponto que a maioria dos devedores se torna refém das instituições financeiras, sendo pressionados a recorrer a seguidas operações de crédito, gerando novos contratos para quitar débitos antigos.

Começa neste exato momento um ciclo de dívidas, pois um novo contrato foi gerado para pagamento de prestações de outras operações financeiras sem qualquer critério. Recaem sobre estes contratos os juros sobre juros, sem a concessão de desconto nas prestações quitadas antecipadamente. Este é um exemplo de como as dívidas crescem sem que o cliente perceba e que certamente vem acontecendo constantemente em todo Brasil.

Contas garantidas, limite para receber, capital de giro e vendas casadas, tais como: seguro, capitalizações, previdências, entre outras opções de crédito, são produtos financeiros oferecidos para atrair quem precisa de capital, que promovem a aceleração do ritmo de endividamento.

Analise todos os riscos que envolvem uma operação de crédito e jamais comece uma nova dívida para quitar a anterior. Explore ao máximo a figura de quem lhe vendeu os produtos financeiros, quando necessitar reorganizar sua vida financeira, negocie prazos, parcelamentos, mas, sem acumular uma dívida em cima da outra. 

Na verdade o gerente do Banco está ali e muito bem treinado para vender os produtos do Banco e além dos empréstimos eles tem metas para cobrir vendendo seguros, consórcios, previdências, planos de capitalização e em cada operação que você faz eles empurram estes produtos na chamada venda casada que inclusive é proibido pelo CDC lei 8078/90.

Portanto você tem que resistir as ofertas evitando o máximo gerar dívidas para cobrir outras dívidas com o pretexto de sobrar uma parte que venha atender suas necessidades naquele momento. Quando estiver nesta situação você precisa parar e reavaliar todos seus procedimentos financeiros já que recorrer constantemente aos Bancos com diversas operações de crédito vai levar ao colapso com conseqüências extremamente negativas a saúde financeira sua e de sua empresa!

Se você deseja aprender mais sobre empréstimos, negociação de dívidas e melhorar a sua situação financeira acesse o link abaixo e conheça o nosso curso. Um conteúdo exclusivamente para pessoas que desejam ter Equilíbrio Financeiro e Prosperidade!

Clique aqui para acessar!

Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Tenha um ótimo dia! =) 

Emanuel Gonçalves da Silva

www.sosdividas.com.br

Emanuel Gonçalves
Emanuel Gonçalves
Fundador do blog SOS Dividas, especialista com mais de 20 anos no mercado como consultor financeiro, também Autor do Ebook " Como Negociar Dívidas" que vem ajudando milhares de Brasileiros a saírem do vermelho e reestrutura sua vida financeira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *