Busca e Apreensão de Veículos: 3 dicas para escapar dessa fria!

O primeiro mandamento para evitar a busca e apreensão de veículo é entender por que ela acontece. A busca e apreensão de veículos em contratos de financiamento atrasados só são realizadas por conta da condição de garantia do veículo.

Isto é: em um contrato de financiamento de veículos, o carro que você financiou serve de garantia para a financeira. Se você vier a não pagar suas prestações regularmente, você está autorizando a financeira a tomá-lo de você.

Portanto, pode ser uma boa ideia evitar contratos de financiamento e dar preferência a consórcios, empréstimos pessoais e outros tipos de crédito que não colocam o carro em alienação (que é justamente o caso de carros que são dados como garantia em contratos de financiamento).

Naturalmente, os juros de financiamentos de automóveis são mais competitivos, mas só o diferencial de ter um carro desligado de qualquer obrigação contratual já pode ser um motivo de grande alívio – e pode até tornar mais atraentes os juros mais altos de um simples empréstimo pessoal.

Nunca acumule 3 parcelas atrasadas em seu Contrato de Financiamento

Agora que você já sabe por que a busca e apreensão de veículos é realizada em situações de inadimplência (por conta da condição de garantia do veículo perante o contrato), vamos para o próximo mandamento.

Todos nós sabemos que, mesmo veladamente, as financeiras são o verdadeiro inimigo do consumidor. Principalmente, quando há uma situação em que a busca e apreensão de veículos seja possível! Então, para evitar perder seu veículo para uma busca e apreensão, o melhor hábito que você pode ter é não deixar atrasar 3 parcelas em seu contrato de financiamento.

As financeiras enviam para assessorias de cobrança e dão entrada na busca e apreensão de veículos quando há, no mínimo, 3 parcelas atrasadas no contrato. Não é lei, mas é uma prática comum do mercado. Dessa forma, tente manter as parcelas sempre em dia e, em hipótese alguma, deixe acumular 3 parcelas atrasadas!

Informe-se: o conhecimento é sua maior arma!

As centrais de atendimento das financeiras e assessoras de cobrança infelizmente não são treinadas como deveriam. Com isso, acabam passando o consumidor para trás, seja conscientemente ou não.

Dessa forma, informar-se quanto às leis do consumidor e os seus direitos de inadimplente (sim, inadimplentes também têm direitos!) é sua maior arma na luta contra os juros abusivos e as más práticas de cobrança.

 

Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

 

 

Ainda está com dúvida?

Envie uma mensagem explicando sua dúvida ou situação e será respondida o mais breve possível!

 

 

Sr. Emanuel Gonçalves – Consultor de Dívidas
[contact-form-7 id=”5848″ title=”Envie sua dúvida”]