SMS que Alerta sobre Nome Sujo

A partir de agora, o consumidor pode ser notificado quando empresas consultam seu CPF e quando o cadastro é totalmente negativado. A empresa de telefonia Vivo fez uma parceria com a Serasa Experian para oferecer esse serviço. A princípio, permite que seus clientes recebam alertas via SMS, caso sejam incluídos na base de dados da Serasa e fiquem com o nome sujo.

Logo, caso não haja regularização imediata da pendência, a informação sobre a dívida pode permanecer em aberto no banco de dados por até cinco anos após a data de vencimento. Assim também, o CPF da pessoa ficará negativado e ela passará a ter dificuldade em adquirir produtos e serviços e fazer empréstimo.

O serviço é denominado de Vivo Alerta CPF, e custa R$4,99 reais por mês. Ainda mais, o plano pode ser contratado por clientes de planos pré e pós-pagos da operadora. O serviço alerta o cliente quando alguma empresa consulta seu CPF e quando ela está prestes a incluir seu nome na lista de inadimplentes da Serasa.

Mensagem CPF negativado – Quando um nome fica sujo?

Se alguém não pagar as suas contas, poderá ser listado na base de dados da agência de proteção de crédito.

Deve inscrever-se manualmente para este evento. Não pode ser feito automaticamente.

Cabe aos credores decidir se querem registar os nomes dos mutuários em falta no registo dos devedores em falta.

 

Quais seriam as possíveis  consequências de ter o CPF negativado?

Uma má reputação é uma questão complexa, porque mostra ao público que o cidadão é um mau pagador, para além de gerar implicações como:

Dificuldades na obtenção de empréstimos e financiamento;

Complicações ao abrir uma conta-corrente ou ao solicitar um novo cartão de crédito;

Para aqueles sendo titulares de contas: Bloqueio de cheques especiais e cancelamento de envio de talão de cheques

É importante ter em mente que existe uma disposição na lei CLT que permite aos bancos despedirem os seus empregados se estes tiverem má reputação há algum tempo.

Facilidade

Ao pagar a dívida, um SMS é enviado pelo serviço, indicando que a situação pendente foi regularizada e que o CPF do consumidor não será negativado, garantindo assim que a pessoa não fique com nome sujo.

No site da Vivo, o consumidor pode acompanhar a situação do seu CPF. Ele gera um relatório, mostrando informações sobre cheques sem fundos, protestos, pendências financeiras, nome sujo, ações judiciais, dívidas vencidas e participação em falência.

O serviço também informa se os documentos do consumidor podem roubados ou perdidos, impedindo assim a realização de fraudes. Outro plano também pode ser contratado, custando 19,90 por mês. Nesse caso, as notificações são enviadas somente por e-mail, e não por SMS.

Outra empresa que atua na área de análise de crédito, que também oferece o serviço de consulta online da situação do CPF gratuitamente, é a Boa Vista Serviços (SCPC). O acompanhamento pode ser realizado apenas pelo site, e está disponível desde fevereiro desse ano.

Atualmente, há muitas empresas que oferecem o serviços de consulta de CPFs de consumidores.

O vendedor pode utilizá-los em diversas situações, como para fazer a renovação de seguros, fornecer crédito para o consumidor, vender produtos de forma parcelada. Assim também, situações como pagamento em cheque ou para analisar um cliente que pretende comprar produtos, ou contratar serviços, verificando se ele está com nome sujo.

O outro lado 

Ademais, quando o consumidor é vítima de fraude pelas empresas, ele também pode ser notificado. Ao saber qual empresa consultou sua situação atual, é possível verificar por quais motivos ela realizou esse procedimento.

Logo, a responsabilidade pelo cancelamento do registro na lista de inadimplentes é do consumidor. Cabe a ele fazer a identificação da pendência, procurar o credor e regularizar a situação, realizando o pagamento do produto ou serviço adquirido.

Ao ser notificado que ser nome ficará sujo em breve, o consumidor pode regularizar a dívida em um prazo estipulado, antes que aquela pendência fique registrada, seu nome fique sujo e disponível para consultas.

O prazo é de até 10 dias, contados a partir da data de envio da notificação para realizar o pagamento. Se o pagamento não for realizado após esse prazo, ele poderá ser incluído nos cadastros de inadimplência e ficar com nome sujo. Essa questão é prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Portanto, o cliente terá conhecimento de que uma dívida está vencida. A empresa avisa os órgãos de proteção ao crédito e, em seguida, esses órgãos devem enviar uma carta de notificação de débito para informar o cliente via SMS.

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Sr. Emanuel Gonçalves – Consultor de Dívidas
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