Mito: A Dívida prescreve em 5 anos?

dívida-5-anos

No Brasil, há cada vez mais pessoas passando por uma situação de endividamento. E, em alguns casos, o endividamento é tanto que a chance de quitar as dívidas e limpar o nome por si mesmo é muito pequena.

Muitas pessoas encontram consolo no mito de que a dívida prescreve em 5 anos automaticamente; isto é, de que, depois de 5 anos em aberto, as dívidas “somem” do mapa. Na verdade, não é isso que acontece e vamos detalhar para você neste post.

Uma dívida, depois de certo tempo é cadastrada em órgãos como SPC e SERASA, certo?

E você já deve ter ouvido falar que essa dívida prescreve em 5 anos, simplesmente desparece, ou como chamam, caduca. Essa verdade é apenas parcial.

Toda dívida junto a uma instituição é cadastrada no SPC/SERASA para tornar de conhecimento geral para outras instituições que você contraiu aquela dívida com aquela instituição.

No entanto, uma coisa é a base de dados do SPC/SERASA e outra coisa é a base de dados do próprio banco ou instituição a quem você está devendo. De fato, a dívida prescreve em 5 anos. O que é um mito é a crença de que caducar significa que todas as dívidas são perdoadas e que tudo voltará ao normal no que tange ao seu crédito “na praça”.

Na verdade, não é que a dívida prescreve em 5 anos: o que caduca são as restrições no SPC/SERASA. Ou seja, após cinco anos, elas não podem mais aparecer no SPC/SERASA, o que significa que seu nome ficará, a princípio, limpo.

E por que falamos “a princípio”? Porque as instituições às quais você ficou devendo não vão simplesmente perdoar sua dívida.

Embora seja verdade que a dívida prescreve em 5 anos, porque sai dos órgãos de proteção ao crédito, ela continua registrada no sistema daquela instituição a quem você deveu e não pagou, de modo que aquela mesma instituição não dará crédito a você novamente, mesmo suas dívidas tendo prescrito no SPC/SERASA.

Isso significa que, ao contrário do que muitos pensam, o nome limpo por prescrição de dívida não tem o mesmo crédito que o nome limpo porque quitou as dívidas que tinha.

Moral da história: se você está em uma situação em que quitar as dívidas seja simplesmente impossível, você pode até contar com o fato de que a sua dívida prescreve em 5 anos.

Mas não se permita ter a falsa esperança de ter crédito novamente naquelas instituições, porque “caducar” após cinco anos só vale para SPC/SERASA, mas não para os bancos de dados internos das próprias instituições.

Outra coisa que os cinco anos também fazem é proteger você de novas cobranças. Isto é, da mesma forma que, ao caducar sua dívida, ela não pode mais aparecer no SPC/SERASA, as instituições a quem você deveu podem sim cobrar por elas na Justiça.

O grande problemas das pessoas quando entram nessa situação de dívidas em atraso é não se informar com especialista da área. Em 20 anos que venho atuando no mercado,  oriento meus clientes a entrarem com uma ação revisional antes mesmo de tudo isso acontecer, antes mesmo de você atrasar a primeira parcela de seus débitos e ter seu nome negativado.

Se você entrar com uma ação revisional de contratos adquirido com a instituição, e seguir o caminho certo para saber se os juros aplicados não são abusivos, poderá ter uma grande chance de conseguir um bom desconto nos débitos que ainda tem em aberto, ou pode até mesmo já ter quitado sua dívida e ainda não sabe.

As instituições têm elaborados contratos com juros compostos o que é ilegal no Brasil, isso faz com que o valor final de suas dívidas fiquem fora da curva, sem entender o que realmente acontece. Tudo isso eu explico no meu e-Book completo de Como Negociar Dívidas.

Nele mostro o passo a passo, como você deve agir em cada situação, seja com Bancos, Empresas de Cartão de Crédito, Financeiras e até mesmo Agiotas…Os meus 20 anos atuando como consultor financeiro me dão o conhecimento necessário para te ajudar.

Já ajudei milhares de famílias que se encontravam perdidas, sem saber o que fazer para quitar seus débitos e sair do vermelho, e que hoje estão agradecidas por eu ter lhe mostrado o caminho. Se você também quer saber o caminho de como sair das dívidas e voltar a dormir tranquilo clique aqui e deixe eu te ajudar também.

Emanuel Gonçalves
Emanuel Gonçalves
Emanuel Gonçalves é Fundador do blog SOS Dividas, especialista com mais de 20 anos no mercado como consultor financeiro, também Autor do Ebook " Como Negociar Dívidas" que vem ajudando milhares de Brasileiros a saírem do vermelho e reestrutura sua vida financeira.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Comentários em “Mito: A Dívida prescreve em 5 anos?

  1. Olá. Tenho uma dívida no santander, contraída no valor de 10.000,00.
    Fiz um acordo recentemente com uma empresa de cobrança, que me fez em 96 parcelas de 300,00. Concordo que o valor até que é baixo, consigo pagar, mas durante 8 anos? Gostaria de saber se posso de alguma maneira fazer estas parcelas diminuírem em quantidade, pois assim o total da divida está indo para R$ 28.800,00, e isso me assusta.
    Obrigado.

    Responder

    1. Oi Marciel Fernandes
      Primeiro me desculpe pela demora mas estive doente e além disso minha Mãe faleceu, enfim, temos que continuar tocando a vida!
      Este acordo que você fez é um absurdo, um assalto, temos que desfazer isso e podemos modificar questionando desde a origem do seu débito até esta recente renegociação!
      Preciso de mais detalhes a partir da origem!
      Forneça-me mais detalhes da origem dos 10 mil reais, como foi, se empréstimos, se cheque especial, enfim…
      Meus telefones de contato!
      Envie para detalhes para meu email pessoal,
      sosemanuel.es@gmail.com
      Positivamente,
      Emanuel Gonçalves da Silva
      71-92342277 – Tim
      Consultor, escritor e fundador do
      http://www.sosdividas.com.br
      http://www.consultordedividas.com.br

      Responder

  2. Olá. Gostaria de saber, no meu caso que me protesta é um banco cujo eu nunca tive conta. Isso devido eu ter emprestado folha de cheque minha, e trocaram nesse devido banco, porém minha situação no meu banco está normal porém não posso ter crédito devido a restrição nos devidos órgãos. Nesse caso passando os 5 anos eu voltaria a ter crédito em meu banco. Sendo que a ele eu não devo nada?

    Responder

    1. Você está protestado por um banco que nunca teve conta?
      Meu amigo se realmente for isto podemos entrar com ação indenizatória e é ganho certo!
      Agora se você emprestou uma folha de cheque com sua asinatura é a mesma coisa de você ter emitido e passado o cheque…
      Informe melhor a situação para meu email pessoal;
      sosemanuel.es@gmail.comPositivamente,

      Positivamente
      Emanuel Gonçalves da Silva
      71-92342277 – Tim
      Consultor, escritor e fundador do
      http://www.sosdividas.com.br
      http://www.consultordedividas.com.br

      Responder

  3. Boa Tarde!
    Fiz um emprestimo consignado no Santander a 6 anos atras, depois de pago alguns meses, eu perdi meu cargo e não consegui mais arcar com as parcelas. Não recebi nenhuma ligação ou comunicado. De um ano e meio pra cá, tenho recebido cartas e ligações de uma empresa de cobrança de nome Atlantico cuja sede fica em Maceio. Eles dizem ter comprado a divida do banco e estão sempre me ligando e propondo acordos. Dizem que minha dívida esta em mais de 40 mil e que posso quitar com 8mil. Me ligam na minha residencia e no meu celular, depois de uma ligação onde eles falaram com minha mãe e ate me ameaçaram, minha mãe quase infartou. Eu discuti com eles e as ligações diminuiram, mas continuam ligando, me questionando, ligam a noite, finais de semana e feriados. Não sei mais o que fazer. Tentei fechar um acordo mas o maximo que consigo pagar eh 200,00 e não consigo dar entrada. Podem me ajudar?

    Responder

  4. Tenho uma divida com cartao de credito e a mesma está para completar 5 anos. Tenho recebido diversas ligações de empresas de cobrança contratadas pela instituiçao me cobrando de maneira ameaçadora até. Recebi em meu ee-mail o que eles dizem ser uma notificaçao extrajudicial ameçando mais sinda compenhoras e cinfisco de bens citando o art.652 e o art. 659. Ocorre que eu estou disposto a negociar mas as propostas feitas sao impraticaveis e a empresa que tem me contatado sequer me permite negociar uma alternativa mais branda para a quitação. Isto e correto?

    Responder

    1. Entre neste link e registre uma reclamação que em menos de 15 dias eles te ligam para negociar!
      Completar cinco anos não quer dizer que você não deve mais, apenas as restrições são excluídas!
      Este email é abusivo, mande uma cópia nesta reclamação, eles podem executar mas não ameaçar!!
      Segue o link:
      http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAO

      Responder

  5. Olá, Sr. Emanuel Gonçalves da Silva.
    Tive uma divida com o Bradesco, agora fiz uma consulta nesses sites e apareceu que não há débitos “caducou”. Me sane essa dúvida, no Bradesco, creio que não liberará mais crédito a mim, mas tenho uma conta no HSBC ele liberarão? tem como eles consultarem o que diz-se “caduco” e não liberarem o cartão de crédito? essa minha conta HSBC é conta corrente-salário. Entro em contato com o gerente? e nas lojas tipo Casas Bahia, eles liberam vendas na situação que citei, crédito? obrigado. No aguardo.

    Responder

    1. Bom Leonardo, existe no Banco Central o que eles chamam de “Central de Risco” e muitas vezes aparece restrições de dívidas não pagas, pode sim aparecer no seu caso, faça um teste e depois me fale!
      Abraços
      Emanuel Gonçalves
      71-92342277 – tim
      sosemanuel@gmail.com

      Responder

  6. Tenho uma dívida à 4 anos e renegociei, ano passado em 48 vezes para eu comprar uma casa, pois estava empregado.
    Fiquei desempregado e não paguei mais, só paguei 5 parcelas. Faltava só um ano para caducar.Seria esse ano de 2015. À dívida passa a ser contada de novo a partir do ano passado que renegociei de novo.

    Responder

  7. Olá. Tenho um carro financiado e o mesmo está com seis parcelas atrasadas a algum tempo e o contrato está numa assessoria de cobrança, entrei em contato com eles e queria negociar a divida ficou em 2.442,00 só que eles me falaram que não podiam parcelar, que eu tinha que pagar o valor todo devido a quantidade de dias que se passaram! o que faço o carro ainda faltam mais 5 parcelas a vencer, to querendo deixar as que ja estão vencidas e pagar as que vão vencer me ajude por favor!

    Responder

  8. Contrai em outubro de 2010 dividas bancárias com o Santander , cheque especial e crédito pessoal , e hoje dia 13/03/2015 estão em R $ 12.000,00 aproximadamente . Elas caducam no SPC . Não poderei mais financiar um carro ou uma casa ?
    Obrigada

    Responder

    1. Difícil financiar sim quando fica pendencias aparece lá no Banco Central!
      http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAO – Entra neste link, se tiver interesse e faz uma reclamação
      que normalmente eles reduzem substancialmente as dívidas…
      Abraços
      Emanuel Gonçalves

      Responder

  9. Olá,em 2007 adquiri cartão de crédito pela itaucard,apesar de ter saido do spc/serasa sei que podem me cobrar ainda,estou disposta a negociar e quitar minha dívida porém o valor atual ¨dizem¨:está em 4.267,60,me enviaram proposta de acordo em 6x de 470.00,não tenho condição de pagar desta forma,e acredito que esse valor está sendo cobrado com juros,se não é assim,esclareça-me por favor,na minha condição atual o que posso pagar por mês é no máximo 100,00,como pode me ajudar?acha que consigo que diminuam esse valor e negociem dentro das minhas condições?

    Responder

  10. Bom dia! Tenho uma dívida com o Santander que completará 5 anos agora em agosto. No meio desse período fiz um acordo e mesmo assim não consegui pagar. Pergunto: A contagem dos 5 anos vai ser a partir do início da dívida ou eu perdi 2,5 anos devido o acordo? Obrigado.

    Responder

    1. Oi Francisco
      Quando faz o acordo já pode ser negativado a partir deste acordo, é assim que funciona!
      Faz uma consulta no seu SPC e SERASA que lá vai aparecer a data original da restrição existente!
      Abraços
      Emanuel Gonçalves
      71-92342277
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  11. Boa tarde!
    Ano passado fiz parte de uma ação da universidade anemia morumbi, na qual os 50 primeiros iriam ganhar bolsa integral. Não fui uma das primeiras, porém comecei a receber emails e ligações falando q ue eu tinha sido aprovada. Fui na unidade da Paulista para saber melhor. Chegando lá, me falaram que eu teria ganho a matricula e como ia fazer o fies não ia pagar nada por agora. Porém, fui um.dia, e vi que não ia conseguir pagar um mês até que o fies saísse. Fui e cancelei a matricula. A funcionária me informou que pq fui somente um dia, não teria que pagar nada. Mas agora, um ano depois recebo ligações de uma empresa de cobrança dizendo que meu débito é de 1300, e que tenho que fazer o pagamento e que teria que pagar “referente às horas/aulas” e uma multa por ter cancelado antes de seis meses. Porém, quando fiz a matricula, ninguém me falou nada dia, ou não teria me matriculado (meu salário na época era bem.menor que o valor da matricula). Gostaria de saber se isso é correto e o que poderia fazer a respeito. Desde já agradeço

    Responder

    1. Não é correto mas você tem que registrar uma queixa no Juizado de Defesa do Consumidor de sua cidade ou no Procon contra eles urgentemente!
      Tem alguma restrição em seu nome?
      Qualquer coisa envie reposta para – sosemanuel.es@gmail.com
      Abraços
      Emanuel Gonçalves
      71-92342277 – Tim
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  12. Olá, Tenho uma divida desde de 2009 ! como faço para tirar meu nome do spc e serasa, uma que o site informa que a divida não deve ficar mais nestas,porém,segundo informações do senhor, ainda constará a dívida na empresa onde a contraí, contudo não tenho nenhum interesse de fazer negócio com prestadora de serviço e nem tão pouco pagar a dívida pendente. Gostaria de ajuda no quesito de tirar meu nome do sistema do spc e serasa.

    Responder

    1. Oi Alison
      Se sua dívida realmente é de 2009 não pode estar no spc e serasa, prescreve com cinco anos!
      Para tirar dúvidas podemos realizar o levantamento do seu cadastro ou então você vai pessoalmente no CDL de sua cidade!
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  13. Quero saber: Uma dívida bancária de 2004. O Banco não cobrou judicialmente, registrou o nome no SPC/SERASA, após 5 anos o nome ficou limpo. Hoje recebo salário pelo mesmo banco, ou seja, há mais de 10 anos em que havia a divida. Pergunta: O BANCO PODE SE CREDITAR DOS VALORES DE MEU SALÁRIO OU DEPÓSITOS PARA QUITAR A DÍVIDA DE 10 ANOS ATRAS? Obrigado pór me responder.

    Responder

    1. Oi Teles
      Legalmente o Banco não pode se apropria do seu salário para nenhuma finalidade desde que seja por sua autorização.
      Agora, eles cometem arbitrariedades constantemente. Me envie mais detalhes que vamos lhe ajudar!

      Responder

  14. Emanuel, contrai uma dívida somada entre cartão de crédito, CD pessoal física+cheque especial no valor de R$ 160.000,00. o banco esta me ameaçando. Ofereci fazer a portabilidade do financiamento de meu imovel (casa) para reduzir os juros e prolongar o prazo. ele não aceitou. Quanto ao meu salario ele cai direto na minha conta corrente neste banco onde tenho a dívida e ele está tomando todo o meu dinheiro e não tenho condições agora nem de comprar comida para minha família e nem pagar o colegio das minhas filhas. O que posso fazer? Posso concertar o meu erro e contar com a sua experiencia para me ajudar?

    Responder

    1. Oi Hudson
      Temos a solução e já lhe enviamos email para realizar contato, aguardamos.

      Responder

  15. Olá Boa tarde!

    Tenho uma dívida com Itaú de empréstimo consignado limite de conta e cartão de crédito que eu efetuava o pagamento até eu ser demitida e ter complicado a situação acontece que o valor exato da dívida não chega a 6,000 agora a quase 2 anos q não consigo pagar por conta de estar desempregada eles aumentaram abusivamente chegando a dizer que devo 30,000,00 e me mandam MSG sobre penhora de bens isso pode acontecer? Como posso fazer já dei várias propostas MSM desempregadas e nenhuma eles aceitam, pois dizem que os juros são atualizados TDs os dias .

    Me ajude obrigada

    Responder

    1. Eles cometem constrangimentos de todas as formas e isso é proibido por lei, artigo 71 do CDC.
      Podemos assumir seu caso e resolver este problema.
      Forneça mais detalhes e seus contatos para este email:
      sosemanuel.es@gmail.com

      Responder

  16. Olá. Minha esposa contraiu algumas dividas do santander e itau devido a abertura de uma empresa, que depois passou por muitas dificuldades e agora a divida está quase 4x maior e me mandaram uma e-mail de ultimo aviso, falando que execução do processo. Como devo proceder?

    Responder

  17. Estou sendo cobrado de uma dívida do Santander e tem mais de 5 anos e não posso pagar eles podem cobrar?

    Responder

  18. O post é um pouco exagerado, a dívida prescreve sim! Caduca sim! Eu tive o nome sujo por 5 anos e depois limpou, comprei carro e casa normalmente! Confirmo que quem me deu dinheiro não foi a empresa que eu devia, mas ela não me atrapalhou em conseguir crédito em tantas outras que existem no mercado, eu aconselho quem puder pagar suas dívidas, honrar as dívidas, mas não é o fim do mundo para quem não conseguiu.

    Responder

    1. Dívida não caduca, o que caduca é a restrição, no seu caso seu CREDOR não deu sequencia nas cobranças, deve ter jogado em prejuízo, mas, temos centenas de exemplos que, mesmo após cinco anos o credor continua cobrando. Tanto que pode até ser ajuizado através de uma ação monitoria normalmente aplicadas nos débitos acima de 5 anos.
      Agora, para isso tem custos e o credor avalia se vale a pena ou não e muitos preferem jogar em lucros e perdas e deve ter sido esse seu caso.
      Agradecemos suas observações, abraços e muito sucesso!

      Responder

  19. Olá.
    Antes de mais nada, gostaria de agradecer por manter este Blog.
    Os artigos aqui explanados foram muito uteis para mim.
    Pois bem, eis o meu caso:
    Contrai um empréstimo no Bradesco em 2010 (hoje é 26/08/2015) no valor de R$ 21.000,00 –
    Depois de um tempo (cerca de 6 meses depois), tive um problema de saúde cujo qual me impossibilitou de continuar trabalhando e consequentemente não consegui mais pagar o empréstimo.
    Não consegui fazer um acordo com o Bradesco e o mesmo protestou meu nome.
    Depois de 5 anos, pesquisei no SPC e ainda constam requisícios do empréstimo que eu fiz.
    Exemplo: A parcela do empréstimo era debitado em conta-corrente e que por sua vez, tinha limite de cheque-especial.
    O que o Banco está fazendo é lançar essa divida do cheque-especial da conta, a cada vez que a outra vence. E aí a divida nunca some do SPC.
    Poderia me ajudar neste caso?
    Obrigado.

    Responder

    1. Olá, Jefferson, eu que agradeço a sua visita.

      Você pode enviar todos os detalhes do seu problema para o meu email?

      sosemanuel.es@gmail.com

      Terei o prazer de orienta-lo!

      Responder

  20. Olá! Faz 2 anos que eu tenho uma dívida de uma conta de energia do meu endereço anterior. Acabei mudando de cidade e estado. Se eu deixar “caducar” a dívida, eu posso ter problemas futuros mesmo q eu não volte a morar no estado onde a empresa de energia funciona? Outra dúvida q eu tenho é, supondo q eu morra daqui um tempo, a empresa pode vir a cobrar dos meus herdeiros?

    Responder

  21. Olá.,
    Não lembro de ter feito nenhum negócio no Bradesco (nem correntista desse banco nunca fui), mas meu nome apareceu no Serasa, como um registro do bradesco financiamento. Como quero comprar um imóvel quero quitar essa dívida com urgência (mesmo que depois vá atrás dos meus direitos) mas o banco me informou via telefone que não tenho realmente dívida nenhuma. O que faço?

    Responder

  22. Sou aluno no curso de Direito na faculdade Esamc-Santos, gostei do teu trabalho, responde com muita propriedade e com um notório “alto grau de conhecimento”, gerando conforto e confiança aos que te procuram.

    Responder

  23. Ola, sou micro empresário e tenho uma dívida com o Itaú no valor de 50.000,00 porém falta 6 meses para caducar bom o SPC/Serasa gostaria de saber se após os 5 anos eu poderia abrir uma conta normalmente em outro banco ?

    Responder

  24. Tenho uma dívida de cartão de credito no banco itau.. O valor da dívida é de 15.000 precisei me afastar para realizar uma cirurgia e com essa greve do INSS fiquei 6 meses sem receber….a minha dívida neste momento é de 50.000 e o banco está ameaçando a entrar com uma ação para pegar meus bens em forma de pagamento…..eles não aceitam negociar por menos de 40.000 o que eu acho o cúmulo… Eles podem tomar algum tipo de bem meu????

    Responder

    1. Resposta enviada para seu email!

      Responder

      1. Olá, tenho dividas em bancos já faz uns 3 anos e meio… Porem não foram inclusos no SPC e Serasa na mesma data.. Alguns bancos foram no primeiro ano, outros no segundo.. Minha dúvida é… Quando começa a contar o prazo de prescrição? A partir da data da primeira inclusão ou da última??

        Responder

        1. Prescreve a partir da data da inscrição, não pode ser feita varias inscrições mas acontece e cabe ação na justiça…O que não pode é uma coisa e o que eles fazem é outra, somente na justiça consegue-se reparar estas ilegalidades.

          Responder

  25. Bom dia. Gostaria de uma orientação. Tive um problema com cartão de credito do Santander, por cobrança de juros abusivo. Entrei com um processo, tiraram meu nome de restrição, mas depois de 3 anos acabou não dando em nada e segundo minha advogada, eu não tinha nada a receber e o banco encerrou o processo. Passado 12 anos, um escritorio me ligou (dia 18/03/2016) cobranco esta divida, que esta no valor de R$ 29.000,00. Querem parcelar e me informaram que se não fecharmos um acordo, posso ser negativado. Posso realmente ser negativado no SPC/SERASA? Quero ate quitar o que devo, mas este valor não condis com a realizade. Obrigado.

    Responder

  26. Olá, bom dia! Tenho uma dívida com a caixa econômica referente a um construcard e não consigo parcelar. Na época fui a caixa interessada em fazer o construcar e como critério o gerente me ofereceu um titulo de capitalização, o título não era do mru interesse, mas segundo o gerente eu só poderia contratar o cobstrucard mediante a contratação do título. Assim foi feito, os depósitos eram feitos em uma conta corrente aberta na caixa pelo próprio gerente e embora já tivesse uma caderneta de poupança na caixa não pude utiliza-la para esse fim. O contrato do título de capitalização diz que o não pagamento durante 03 meses cancela o título, pois assim fiz não fiz mais o depósito referente ao título de capitalização, porém a caixa foi na minha caderneta de poupança e debitou o valor e para piorar a situação ainda cancelou a minha conta corrente me impossibilitando de fazer os depósitos referente ao construcard. Retornei a caixa por diversas vezes para fazer uma renegociação e por diversas vezes não foi possível por problemas no sistema da caixa, a última vez que fui consegui fazer a renegociação, dei uma boa entrada mais nunca recebi o carne para pagamento, não tenho disponibilidade para ficar a disposição do sistema ineficiente da Caixa Econômica já que trabalho em horário integral. Já entrei com uma ação contra a Caixa por todo esse transtorno, mas segundo a advogada que contratei foi dito.pela juíza que não houve nada. Tenho toda documentação referente a esse processo, gostaria de uma orientação de como proceder. Obrigada!

    Responder

  27. boa tarde, gostaria de uma orientaçao por gentileza, contraí uma dívida no banco bradesco em 1998, de RS 500,00, no cheque especial, me encontrava em grave situação financeira, com um filho recem-nascido, pagando aluguel….enfim, nao consegui quitar minha divida, depois de diversas vezes tentando negociar, a divida só aumentava! FIZ UM ACORDO FORMAL COM O BANCO no ano de 2000, só que mais uma vez…impagave, com juros e parcelas pornograficas! Nunca fui acionado judicialmente pelo, hoje tenho duas contas, uma na caixa e outra no BB cartao carrefour, enfim tenho credito em lojas….nunca tive restriçoes ao credito! dias atras uma empresa das Alagoas me mandou um boleto no valor de 3.300,00 informando que a divida era de 23.000,000, veio tambem um comunicado de um cartorio desse estado dizendo que meu nome esta protestado…detalhe…moro na regiao de sao jose do rio preto-sp e nunca fui informado que minha divida seria vendida pra outra empresa!

    Responder

  28. boa noite.
    meu nome esta constando no spc por conta de ipva de uma carro que vendi , demorei para transferir e o novo dono nao pagou nada. Entao isso durou por tres anos e nnunca chegou nada para mim ate que resolvi fazer uma consulta no meu nome pois pretendia finaciar um imovel. Ai foi que descobri meu nome no spc. Ototal da divida e de 3.600 reais e ja tem uns 2 anos dessa divida. Queria perguntar se essa divivda vai caducar em 5 anos ou nao ? se for gostaria de saber se meu nome ficara limpo para poder fazer meu financiamento pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL.
    Desde ja agradeço muito a atençao.

    Responder

  29. Ola me chamo Gerson …adquiri uma divida no HSBC em 2013 e trabalho em uma empresa da qual eles tem a carta bancaria para fins de conta salario e CC. neste ano por eu estar fazendo um financiamento de compra de imovel tinha um consignado e tinha que liberar por solicitação da construtora meu comprometimento do contra cheque de 30% antes de fechar negocio. paguei o consignado quase a vista pois havia fechado contrato com o HSBC em 2012 junho acho deste anos . Paguei este consignado quase a vista . e estava pagando meu cartão de credito tambem do HSBC/VISA pois tinha a bandeira deles e como estava nesta negociação da casa segui as orientações da construtora. Nao deu certo meu negocio da casa . Então precisei novamente utilizar meu consignado minha margem era boa em 2014 …o Banco HSBC mesmo sabendo que eu não tinha nenhum consignado e mesmo sabendo que eu queria saudar aquela renegociação do cartão (refinanciamento) eles negaram meu consignado mesmo eu sendo funcionario da Empresa e com CC no banco (recebendo pelo banco) me negaram consignado. Uma divida que em 2014 era de 3.000 hj esta em torno de 19.000 porque o banco na epoca alegou ser politica . se eu tivesse um refinanciamento de cartão não teria direto de tirar consignado portanto hoje estou sem creditosem casa e alem de tudo endividado. O banco era minha unica opção e quando mais precisei me viraram as costas não considerando eu ter pago todo meu consignado quase a vista e sendo funcionario da Empresa aonde eles tem a carta de contas Pela Empresa não teria problemas eles emitem a carta de margem. o banco que nega o consignado. Algums funcionarios chegam e refinanciar dois tres emprestimos mesmo com dividas altas no mercado. Eu só tinha um refinanciamento da propria agencia não tive o direito. Minha margem hj é de 650,00 daria para tirar uma boa grana e pagar minhas dividas.

    Responder

  30. Bom dia Emanuel,
    Tinha um cartão de crédito do Banco Bradesco (American Express) e por vários anos, desde junho de 2010, paguei rigorosamente em dia todas as minhas faturas. Ocorre que devido mau planejamento, problemas financeiros e consequente acúmulo de dívidas, desde julho de 2015, minhas faturas não são pagas. Ao somar as compras feitas, fora juros cobrado, o valor seria de R$ 19.071,41. Em janeiro de 2016 consegui uma negociação, que confesso não fiquei muito satisfeito com o valor, R$ 3.000,00 de entrada e mais 50 parcelas de R$ 534,28, totalizando R$ 29.714,00. Desses valores, paguei a entrada em janeiro e uma parcela em fevereiro de 2016. Ao pegarmos o valor que efetivamente gastei com o cartão e abatermos o que já paguei na primeira negociação, o valor fica em R$ 15.537,13. Tive acesso ontem, dia 21/06/2016, a uma notificação da empresa Financial Management Control Ltda, onde diz que minha dívida atual é de R$ 36.208,269999999997. Como consigo negociar minha dívida, a principio de 15,5 mil, sem pagar o juros de 20,6 mil que estão cobrando? 😮

    Responder

  31. Olá, boa tarde. De uns 2 meses pra cá, um representante de uma faculdade que eu cursei em 2011, anda me ligando dizendo que eu tenho uma dívida de mais ou menos 3 mil reais, e conseguiriam um desconto de 50%. Gostaria de saber se depois de tanto tempo (5 anos) eles podem me cobrar na justiça, porque ele anda fazendo ameaças de que esta indo para ação judicial e que eu tenho só até o final desse mês para pagar com 50% de desconto. Eu disse a ele que só teria o dinheiro final do mês que vem pois estou desempregado, ele continuou a pressão falando que eu teria que pegar emprestado pq o desconto só era até esse mês e caso eu não arrumasse o dinheiro eu iria pagar os 3 mil e pouco com correção dos 5 anos. Isso pode acontecer, mesmo tendo 5 anos completados ja da dívida? Estranho que depois de 5 anos eles me ligam e querem que eu comece a pagar rápido assim. Desempregado é impossível. Agradeço a ajuda.

    Responder

    1. Eles fazem assim para lhe amedrontar se tivessem que entrar já teriam feito.
      Seja firme e mencione que somente pode pagar desta forma e veja na faculdade se eles estão realmente autorizados a cobrar e receber…
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  32. Ola, o meu caso, é um pouco diferente, e não encontro nada sobre o assunto. tenho uma divida com uma tia que pegue emprestado no ano de 2010, ja fazem 6 anos. é minha tia e madrinha, porem ela nunca me cobrou pois me ajudou a comprar minha casa. acontece que este ano ela faleceu, e a família de meus primos estão como urubu em cima do inventario, o dinheiro da herança acabou com os laços familiares que poderiam existir. querem descontar da herança este valor que devo, porem estão abafando o que eles devem que eu sei. ao invés de somente dividir o que tem e esquecer o que toda a família devia para esta Tia. minha pergunta é, esta divida prescreve? tem tempo para isso? ja que eles querem puxar somente em favor deles, estou querendo me calçar de alguma lei que me proteja. e impeça eles de se aproveitarem disso. obrigado

    Responder

  33. Boa tarde,
    Gostaria de realizar a seguinte consulta:
    No final de 2013, utilizei aproximadamente 8000,00 do cheque especial do Itaú, usado em parte da construção da residência em que moro hoje, porém com o excesso de dívidas e o juro mensal absurdo do supracitado cheque especial, para continuar o sustento famíliar não vi outra alternativa a não ser mudar de relacionamento para um outro banco.
    Nos diversos contatos feitos pelo Banco Itaú, com propostas com juros abusivos, sempre deixei claro que faria uma negociação quando eu estivesse em condições suficiente para tal, porém num acordo justo e favorável. Após, passados mais de 2 anos e meio, o banco repassou a cobrança para a empresa AVAL, que tem enviado emails entitulados “Notificação Extrajudicial” com prazos curtos (48 horas) e ameaças baseadas no Código Civil (Artigo.395) e Código de Processos Civil (Artigo 652, § 1).
    Pergunto: Eles podem fazer isso? Eu posso ser processado e julgado a pagar a dívida com tamanhos juros abusivos e até penhorar meu poucos bens?

    Respeitosamente,
    Marcos Aurélio Serra Costa
    Email: maurelioscosta@outlook.com

    Responder

    1. Se vc deixar correr revelia sem tomar nenhuma providência, claro que pode. Se é ilegal os juros o juiz não vai adivinhar, vc tem que apresentar sua posição dos fatos.
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  34. Doutor, tudo bem?
    Tive uma empresa no ano de 2010-2011, prestava serviços em obras.
    Me endividei e não conseguir dar sequencia no negocio. essa semana, estava para dar entrada em um imóvel, e eis que ontem uma empresa negativou meu CPF no Cerasa, apenas com um numero de contrato e o valor da divida, de acordo com eles, hoje em 58 mil. liguei para empresa, com o meu CPF, e não localizaram a divida. Com o numero do contrato, que passei para a mesma, localizaram e disseram se tratar de uma divida do itau. pediram para que eu entrasse em contato com o banco. liguei para o itau e possuo protocolos de ligação, de acordo com o itau, essa divida não é deles. liguei novamente na empresa, e informei o ocorrido. essa divida data de 16/09/2011. em resumo, caso essa divida realmente exista, pois a principio não a reconheço, fui negativado no meu CPF, e a empresa que me negativou não consegue me apresentar outras soluções. estou sendo absolutamente lesado, pois hoje estaria dando entrada no processo de compra do imóvel.
    se não for pedir muito, por onde começar? obrigado doutor.

    Responder

    1. Podemos entrar com uma AÇÃO INDENIZATÓRIA para restabeler seu crédito através de uma liminar.
      Envie email para – soscampanhas@gmail.com

      Responder

  35. Olá, tem dívidas, em Banco e outras instituições financeiras, aproximadamente no valor de R$ 50.000,00; depois de cinco anos, conseguirei obter financiamento imobiliário em bancos diferentes, o registro no Banco Central ficará ativo. Obrigado.

    Responder

  36. No ano de 2015, Peguei um Cartão de Crédito da caixa, Construcard em outubro de2015, ocorre que devido a mau planejamento, construção da minha casa e problemas financeiros, perdi meu emprego e consequente acúmulo de dívidas, desde janeiro de 2016, minhas faturas não são pagas. tambem peguei emprestimos consignados, emprestimos pessoais, cartao de credito, os valores são, de $ 20.000 para o Cartão Construcard no Banco Caixa Econômica Federal, $ 20 mil consignado no Banco Itau, $ 10.000 emprestimo pessoal também no Banco Itau e $ 20.000 cartao credito banco Itau. ontem chegou uma notificação do banco Caixa depto Jurídico de procedimento judicial de cobrança no ambito da Justiça federal que podera ACARRETAR A MAJORAÇÃO DA DIVIDA. Minha dúvida é, não tenho como pagar esta dívida, estou desempregado, estou tentando arrumar um dinheiro com meus familiares, mas esta díficil, como fazer pra sair desta sinuca de bico. meu medo é de como fazer uma proposta, estou com medo de penhorar o pouco que tenho, preciso tirar do meu nome as poucas economias que tenho do banco para minha sobrevivência e o carro velho que esta em meu nome ? a dívida esta atrasada em 7 meses, mas os caras estão ameaçando, penhora de bens,ligações, cartas ameaçadoras de penhora de bens artigo 652,659
    Em contato com um advogado, ele me sugeriu para deixar passar mais um tempo para negociar um valor mais baixo, visto que contrai essas dívidas em valores bem abaixo dos que estão me cobrando, o juros estão muito altos, a dívida dobrou, o Itaú eu emprrstei 6000 reais no consignado, 3 mil do pessoal e 3.000 no cartão, a divida do Itaú esta em 47000.
    Tenho que correr para tirar algum bem do meu nome, zerar a conta , passar o carro pra outra pessoa ?

    Obs: Fui informado pelo advogado que quem tem um único Bem no nome(meu caso), o Juiz não bloqueia, isto procede? Como devo fazer a proposta para renegociar esta divida.

    Responder

    1. O ideal é questionar as dívidas na justiça que lá na frente os Bancos fazem acordo bastante favorável e diferente dos valores atuais.
      Com certeza conseguiremos redução substancial e você vai ganhar o tempo que precisa para se recuperar e reorganizar sua vida financeira.
      Prestamos esta consultoria e atendemos em todo Brasil tanto judicialmente como realizando cálculos contábeis para embasamento nos procedimentos jurídicos.
      Além disso vc não fica nessa agonia desnecessária de transferir bens, etc.
      Att
      Emanuel Gonçalves
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  37. Boa tarde, uma dúvida.
    tenho uma dívida no Antigo banco Real e BVFinanceira de 2007, só que minha dívida foi vendida para uma acessoria de cobrança e pretendo fazer um acordo, no SPC e SERASA meu nome está limpo e no momento estou aguardando uma análise de crédito para comprar uma casa.Bom, quando o banco vende a dívida para uma Empresa de Cobrança o meu nome continua negativado junto ao banco central?Isso pode me prejudicar no financiamento?Já fui aprovado na construtora só falta agora a análise na Caixa Economica…
    att

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários em “Mito: A Dívida prescreve em 5 anos?

  1. Olá. Tenho uma dívida no santander, contraída no valor de 10.000,00.
    Fiz um acordo recentemente com uma empresa de cobrança, que me fez em 96 parcelas de 300,00. Concordo que o valor até que é baixo, consigo pagar, mas durante 8 anos? Gostaria de saber se posso de alguma maneira fazer estas parcelas diminuírem em quantidade, pois assim o total da divida está indo para R$ 28.800,00, e isso me assusta.
    Obrigado.

    Responder

    1. Oi Marciel Fernandes
      Primeiro me desculpe pela demora mas estive doente e além disso minha Mãe faleceu, enfim, temos que continuar tocando a vida!
      Este acordo que você fez é um absurdo, um assalto, temos que desfazer isso e podemos modificar questionando desde a origem do seu débito até esta recente renegociação!
      Preciso de mais detalhes a partir da origem!
      Forneça-me mais detalhes da origem dos 10 mil reais, como foi, se empréstimos, se cheque especial, enfim…
      Meus telefones de contato!
      Envie para detalhes para meu email pessoal,
      sosemanuel.es@gmail.com
      Positivamente,
      Emanuel Gonçalves da Silva
      71-92342277 – Tim
      Consultor, escritor e fundador do
      http://www.sosdividas.com.br
      http://www.consultordedividas.com.br

      Responder

  2. Olá. Gostaria de saber, no meu caso que me protesta é um banco cujo eu nunca tive conta. Isso devido eu ter emprestado folha de cheque minha, e trocaram nesse devido banco, porém minha situação no meu banco está normal porém não posso ter crédito devido a restrição nos devidos órgãos. Nesse caso passando os 5 anos eu voltaria a ter crédito em meu banco. Sendo que a ele eu não devo nada?

    Responder

    1. Você está protestado por um banco que nunca teve conta?
      Meu amigo se realmente for isto podemos entrar com ação indenizatória e é ganho certo!
      Agora se você emprestou uma folha de cheque com sua asinatura é a mesma coisa de você ter emitido e passado o cheque…
      Informe melhor a situação para meu email pessoal;
      sosemanuel.es@gmail.comPositivamente,

      Positivamente
      Emanuel Gonçalves da Silva
      71-92342277 – Tim
      Consultor, escritor e fundador do
      http://www.sosdividas.com.br
      http://www.consultordedividas.com.br

      Responder

  3. Boa Tarde!
    Fiz um emprestimo consignado no Santander a 6 anos atras, depois de pago alguns meses, eu perdi meu cargo e não consegui mais arcar com as parcelas. Não recebi nenhuma ligação ou comunicado. De um ano e meio pra cá, tenho recebido cartas e ligações de uma empresa de cobrança de nome Atlantico cuja sede fica em Maceio. Eles dizem ter comprado a divida do banco e estão sempre me ligando e propondo acordos. Dizem que minha dívida esta em mais de 40 mil e que posso quitar com 8mil. Me ligam na minha residencia e no meu celular, depois de uma ligação onde eles falaram com minha mãe e ate me ameaçaram, minha mãe quase infartou. Eu discuti com eles e as ligações diminuiram, mas continuam ligando, me questionando, ligam a noite, finais de semana e feriados. Não sei mais o que fazer. Tentei fechar um acordo mas o maximo que consigo pagar eh 200,00 e não consigo dar entrada. Podem me ajudar?

    Responder

  4. Tenho uma divida com cartao de credito e a mesma está para completar 5 anos. Tenho recebido diversas ligações de empresas de cobrança contratadas pela instituiçao me cobrando de maneira ameaçadora até. Recebi em meu ee-mail o que eles dizem ser uma notificaçao extrajudicial ameçando mais sinda compenhoras e cinfisco de bens citando o art.652 e o art. 659. Ocorre que eu estou disposto a negociar mas as propostas feitas sao impraticaveis e a empresa que tem me contatado sequer me permite negociar uma alternativa mais branda para a quitação. Isto e correto?

    Responder

    1. Entre neste link e registre uma reclamação que em menos de 15 dias eles te ligam para negociar!
      Completar cinco anos não quer dizer que você não deve mais, apenas as restrições são excluídas!
      Este email é abusivo, mande uma cópia nesta reclamação, eles podem executar mas não ameaçar!!
      Segue o link:
      http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAO

      Responder

  5. Olá, Sr. Emanuel Gonçalves da Silva.
    Tive uma divida com o Bradesco, agora fiz uma consulta nesses sites e apareceu que não há débitos “caducou”. Me sane essa dúvida, no Bradesco, creio que não liberará mais crédito a mim, mas tenho uma conta no HSBC ele liberarão? tem como eles consultarem o que diz-se “caduco” e não liberarem o cartão de crédito? essa minha conta HSBC é conta corrente-salário. Entro em contato com o gerente? e nas lojas tipo Casas Bahia, eles liberam vendas na situação que citei, crédito? obrigado. No aguardo.

    Responder

    1. Bom Leonardo, existe no Banco Central o que eles chamam de “Central de Risco” e muitas vezes aparece restrições de dívidas não pagas, pode sim aparecer no seu caso, faça um teste e depois me fale!
      Abraços
      Emanuel Gonçalves
      71-92342277 – tim
      sosemanuel@gmail.com

      Responder

  6. Tenho uma dívida à 4 anos e renegociei, ano passado em 48 vezes para eu comprar uma casa, pois estava empregado.
    Fiquei desempregado e não paguei mais, só paguei 5 parcelas. Faltava só um ano para caducar.Seria esse ano de 2015. À dívida passa a ser contada de novo a partir do ano passado que renegociei de novo.

    Responder

  7. Olá. Tenho um carro financiado e o mesmo está com seis parcelas atrasadas a algum tempo e o contrato está numa assessoria de cobrança, entrei em contato com eles e queria negociar a divida ficou em 2.442,00 só que eles me falaram que não podiam parcelar, que eu tinha que pagar o valor todo devido a quantidade de dias que se passaram! o que faço o carro ainda faltam mais 5 parcelas a vencer, to querendo deixar as que ja estão vencidas e pagar as que vão vencer me ajude por favor!

    Responder

  8. Contrai em outubro de 2010 dividas bancárias com o Santander , cheque especial e crédito pessoal , e hoje dia 13/03/2015 estão em R $ 12.000,00 aproximadamente . Elas caducam no SPC . Não poderei mais financiar um carro ou uma casa ?
    Obrigada

    Responder

    1. Difícil financiar sim quando fica pendencias aparece lá no Banco Central!
      http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAO – Entra neste link, se tiver interesse e faz uma reclamação
      que normalmente eles reduzem substancialmente as dívidas…
      Abraços
      Emanuel Gonçalves

      Responder

  9. Olá,em 2007 adquiri cartão de crédito pela itaucard,apesar de ter saido do spc/serasa sei que podem me cobrar ainda,estou disposta a negociar e quitar minha dívida porém o valor atual ¨dizem¨:está em 4.267,60,me enviaram proposta de acordo em 6x de 470.00,não tenho condição de pagar desta forma,e acredito que esse valor está sendo cobrado com juros,se não é assim,esclareça-me por favor,na minha condição atual o que posso pagar por mês é no máximo 100,00,como pode me ajudar?acha que consigo que diminuam esse valor e negociem dentro das minhas condições?

    Responder

  10. Bom dia! Tenho uma dívida com o Santander que completará 5 anos agora em agosto. No meio desse período fiz um acordo e mesmo assim não consegui pagar. Pergunto: A contagem dos 5 anos vai ser a partir do início da dívida ou eu perdi 2,5 anos devido o acordo? Obrigado.

    Responder

    1. Oi Francisco
      Quando faz o acordo já pode ser negativado a partir deste acordo, é assim que funciona!
      Faz uma consulta no seu SPC e SERASA que lá vai aparecer a data original da restrição existente!
      Abraços
      Emanuel Gonçalves
      71-92342277
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  11. Boa tarde!
    Ano passado fiz parte de uma ação da universidade anemia morumbi, na qual os 50 primeiros iriam ganhar bolsa integral. Não fui uma das primeiras, porém comecei a receber emails e ligações falando q ue eu tinha sido aprovada. Fui na unidade da Paulista para saber melhor. Chegando lá, me falaram que eu teria ganho a matricula e como ia fazer o fies não ia pagar nada por agora. Porém, fui um.dia, e vi que não ia conseguir pagar um mês até que o fies saísse. Fui e cancelei a matricula. A funcionária me informou que pq fui somente um dia, não teria que pagar nada. Mas agora, um ano depois recebo ligações de uma empresa de cobrança dizendo que meu débito é de 1300, e que tenho que fazer o pagamento e que teria que pagar “referente às horas/aulas” e uma multa por ter cancelado antes de seis meses. Porém, quando fiz a matricula, ninguém me falou nada dia, ou não teria me matriculado (meu salário na época era bem.menor que o valor da matricula). Gostaria de saber se isso é correto e o que poderia fazer a respeito. Desde já agradeço

    Responder

    1. Não é correto mas você tem que registrar uma queixa no Juizado de Defesa do Consumidor de sua cidade ou no Procon contra eles urgentemente!
      Tem alguma restrição em seu nome?
      Qualquer coisa envie reposta para – sosemanuel.es@gmail.com
      Abraços
      Emanuel Gonçalves
      71-92342277 – Tim
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  12. Olá, Tenho uma divida desde de 2009 ! como faço para tirar meu nome do spc e serasa, uma que o site informa que a divida não deve ficar mais nestas,porém,segundo informações do senhor, ainda constará a dívida na empresa onde a contraí, contudo não tenho nenhum interesse de fazer negócio com prestadora de serviço e nem tão pouco pagar a dívida pendente. Gostaria de ajuda no quesito de tirar meu nome do sistema do spc e serasa.

    Responder

    1. Oi Alison
      Se sua dívida realmente é de 2009 não pode estar no spc e serasa, prescreve com cinco anos!
      Para tirar dúvidas podemos realizar o levantamento do seu cadastro ou então você vai pessoalmente no CDL de sua cidade!
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  13. Quero saber: Uma dívida bancária de 2004. O Banco não cobrou judicialmente, registrou o nome no SPC/SERASA, após 5 anos o nome ficou limpo. Hoje recebo salário pelo mesmo banco, ou seja, há mais de 10 anos em que havia a divida. Pergunta: O BANCO PODE SE CREDITAR DOS VALORES DE MEU SALÁRIO OU DEPÓSITOS PARA QUITAR A DÍVIDA DE 10 ANOS ATRAS? Obrigado pór me responder.

    Responder

    1. Oi Teles
      Legalmente o Banco não pode se apropria do seu salário para nenhuma finalidade desde que seja por sua autorização.
      Agora, eles cometem arbitrariedades constantemente. Me envie mais detalhes que vamos lhe ajudar!

      Responder

  14. Emanuel, contrai uma dívida somada entre cartão de crédito, CD pessoal física+cheque especial no valor de R$ 160.000,00. o banco esta me ameaçando. Ofereci fazer a portabilidade do financiamento de meu imovel (casa) para reduzir os juros e prolongar o prazo. ele não aceitou. Quanto ao meu salario ele cai direto na minha conta corrente neste banco onde tenho a dívida e ele está tomando todo o meu dinheiro e não tenho condições agora nem de comprar comida para minha família e nem pagar o colegio das minhas filhas. O que posso fazer? Posso concertar o meu erro e contar com a sua experiencia para me ajudar?

    Responder

    1. Oi Hudson
      Temos a solução e já lhe enviamos email para realizar contato, aguardamos.

      Responder

  15. Olá Boa tarde!

    Tenho uma dívida com Itaú de empréstimo consignado limite de conta e cartão de crédito que eu efetuava o pagamento até eu ser demitida e ter complicado a situação acontece que o valor exato da dívida não chega a 6,000 agora a quase 2 anos q não consigo pagar por conta de estar desempregada eles aumentaram abusivamente chegando a dizer que devo 30,000,00 e me mandam MSG sobre penhora de bens isso pode acontecer? Como posso fazer já dei várias propostas MSM desempregadas e nenhuma eles aceitam, pois dizem que os juros são atualizados TDs os dias .

    Me ajude obrigada

    Responder

    1. Eles cometem constrangimentos de todas as formas e isso é proibido por lei, artigo 71 do CDC.
      Podemos assumir seu caso e resolver este problema.
      Forneça mais detalhes e seus contatos para este email:
      sosemanuel.es@gmail.com

      Responder

  16. Olá. Minha esposa contraiu algumas dividas do santander e itau devido a abertura de uma empresa, que depois passou por muitas dificuldades e agora a divida está quase 4x maior e me mandaram uma e-mail de ultimo aviso, falando que execução do processo. Como devo proceder?

    Responder

  17. Estou sendo cobrado de uma dívida do Santander e tem mais de 5 anos e não posso pagar eles podem cobrar?

    Responder

  18. O post é um pouco exagerado, a dívida prescreve sim! Caduca sim! Eu tive o nome sujo por 5 anos e depois limpou, comprei carro e casa normalmente! Confirmo que quem me deu dinheiro não foi a empresa que eu devia, mas ela não me atrapalhou em conseguir crédito em tantas outras que existem no mercado, eu aconselho quem puder pagar suas dívidas, honrar as dívidas, mas não é o fim do mundo para quem não conseguiu.

    Responder

    1. Dívida não caduca, o que caduca é a restrição, no seu caso seu CREDOR não deu sequencia nas cobranças, deve ter jogado em prejuízo, mas, temos centenas de exemplos que, mesmo após cinco anos o credor continua cobrando. Tanto que pode até ser ajuizado através de uma ação monitoria normalmente aplicadas nos débitos acima de 5 anos.
      Agora, para isso tem custos e o credor avalia se vale a pena ou não e muitos preferem jogar em lucros e perdas e deve ter sido esse seu caso.
      Agradecemos suas observações, abraços e muito sucesso!

      Responder

  19. Olá.
    Antes de mais nada, gostaria de agradecer por manter este Blog.
    Os artigos aqui explanados foram muito uteis para mim.
    Pois bem, eis o meu caso:
    Contrai um empréstimo no Bradesco em 2010 (hoje é 26/08/2015) no valor de R$ 21.000,00 –
    Depois de um tempo (cerca de 6 meses depois), tive um problema de saúde cujo qual me impossibilitou de continuar trabalhando e consequentemente não consegui mais pagar o empréstimo.
    Não consegui fazer um acordo com o Bradesco e o mesmo protestou meu nome.
    Depois de 5 anos, pesquisei no SPC e ainda constam requisícios do empréstimo que eu fiz.
    Exemplo: A parcela do empréstimo era debitado em conta-corrente e que por sua vez, tinha limite de cheque-especial.
    O que o Banco está fazendo é lançar essa divida do cheque-especial da conta, a cada vez que a outra vence. E aí a divida nunca some do SPC.
    Poderia me ajudar neste caso?
    Obrigado.

    Responder

    1. Olá, Jefferson, eu que agradeço a sua visita.

      Você pode enviar todos os detalhes do seu problema para o meu email?

      sosemanuel.es@gmail.com

      Terei o prazer de orienta-lo!

      Responder

  20. Olá! Faz 2 anos que eu tenho uma dívida de uma conta de energia do meu endereço anterior. Acabei mudando de cidade e estado. Se eu deixar “caducar” a dívida, eu posso ter problemas futuros mesmo q eu não volte a morar no estado onde a empresa de energia funciona? Outra dúvida q eu tenho é, supondo q eu morra daqui um tempo, a empresa pode vir a cobrar dos meus herdeiros?

    Responder

  21. Olá.,
    Não lembro de ter feito nenhum negócio no Bradesco (nem correntista desse banco nunca fui), mas meu nome apareceu no Serasa, como um registro do bradesco financiamento. Como quero comprar um imóvel quero quitar essa dívida com urgência (mesmo que depois vá atrás dos meus direitos) mas o banco me informou via telefone que não tenho realmente dívida nenhuma. O que faço?

    Responder

  22. Sou aluno no curso de Direito na faculdade Esamc-Santos, gostei do teu trabalho, responde com muita propriedade e com um notório “alto grau de conhecimento”, gerando conforto e confiança aos que te procuram.

    Responder

  23. Ola, sou micro empresário e tenho uma dívida com o Itaú no valor de 50.000,00 porém falta 6 meses para caducar bom o SPC/Serasa gostaria de saber se após os 5 anos eu poderia abrir uma conta normalmente em outro banco ?

    Responder

  24. Tenho uma dívida de cartão de credito no banco itau.. O valor da dívida é de 15.000 precisei me afastar para realizar uma cirurgia e com essa greve do INSS fiquei 6 meses sem receber….a minha dívida neste momento é de 50.000 e o banco está ameaçando a entrar com uma ação para pegar meus bens em forma de pagamento…..eles não aceitam negociar por menos de 40.000 o que eu acho o cúmulo… Eles podem tomar algum tipo de bem meu????

    Responder

    1. Resposta enviada para seu email!

      Responder

      1. Olá, tenho dividas em bancos já faz uns 3 anos e meio… Porem não foram inclusos no SPC e Serasa na mesma data.. Alguns bancos foram no primeiro ano, outros no segundo.. Minha dúvida é… Quando começa a contar o prazo de prescrição? A partir da data da primeira inclusão ou da última??

        Responder

        1. Prescreve a partir da data da inscrição, não pode ser feita varias inscrições mas acontece e cabe ação na justiça…O que não pode é uma coisa e o que eles fazem é outra, somente na justiça consegue-se reparar estas ilegalidades.

          Responder

  25. Bom dia. Gostaria de uma orientação. Tive um problema com cartão de credito do Santander, por cobrança de juros abusivo. Entrei com um processo, tiraram meu nome de restrição, mas depois de 3 anos acabou não dando em nada e segundo minha advogada, eu não tinha nada a receber e o banco encerrou o processo. Passado 12 anos, um escritorio me ligou (dia 18/03/2016) cobranco esta divida, que esta no valor de R$ 29.000,00. Querem parcelar e me informaram que se não fecharmos um acordo, posso ser negativado. Posso realmente ser negativado no SPC/SERASA? Quero ate quitar o que devo, mas este valor não condis com a realizade. Obrigado.

    Responder

  26. Olá, bom dia! Tenho uma dívida com a caixa econômica referente a um construcard e não consigo parcelar. Na época fui a caixa interessada em fazer o construcar e como critério o gerente me ofereceu um titulo de capitalização, o título não era do mru interesse, mas segundo o gerente eu só poderia contratar o cobstrucard mediante a contratação do título. Assim foi feito, os depósitos eram feitos em uma conta corrente aberta na caixa pelo próprio gerente e embora já tivesse uma caderneta de poupança na caixa não pude utiliza-la para esse fim. O contrato do título de capitalização diz que o não pagamento durante 03 meses cancela o título, pois assim fiz não fiz mais o depósito referente ao título de capitalização, porém a caixa foi na minha caderneta de poupança e debitou o valor e para piorar a situação ainda cancelou a minha conta corrente me impossibilitando de fazer os depósitos referente ao construcard. Retornei a caixa por diversas vezes para fazer uma renegociação e por diversas vezes não foi possível por problemas no sistema da caixa, a última vez que fui consegui fazer a renegociação, dei uma boa entrada mais nunca recebi o carne para pagamento, não tenho disponibilidade para ficar a disposição do sistema ineficiente da Caixa Econômica já que trabalho em horário integral. Já entrei com uma ação contra a Caixa por todo esse transtorno, mas segundo a advogada que contratei foi dito.pela juíza que não houve nada. Tenho toda documentação referente a esse processo, gostaria de uma orientação de como proceder. Obrigada!

    Responder

  27. boa tarde, gostaria de uma orientaçao por gentileza, contraí uma dívida no banco bradesco em 1998, de RS 500,00, no cheque especial, me encontrava em grave situação financeira, com um filho recem-nascido, pagando aluguel….enfim, nao consegui quitar minha divida, depois de diversas vezes tentando negociar, a divida só aumentava! FIZ UM ACORDO FORMAL COM O BANCO no ano de 2000, só que mais uma vez…impagave, com juros e parcelas pornograficas! Nunca fui acionado judicialmente pelo, hoje tenho duas contas, uma na caixa e outra no BB cartao carrefour, enfim tenho credito em lojas….nunca tive restriçoes ao credito! dias atras uma empresa das Alagoas me mandou um boleto no valor de 3.300,00 informando que a divida era de 23.000,000, veio tambem um comunicado de um cartorio desse estado dizendo que meu nome esta protestado…detalhe…moro na regiao de sao jose do rio preto-sp e nunca fui informado que minha divida seria vendida pra outra empresa!

    Responder

  28. boa noite.
    meu nome esta constando no spc por conta de ipva de uma carro que vendi , demorei para transferir e o novo dono nao pagou nada. Entao isso durou por tres anos e nnunca chegou nada para mim ate que resolvi fazer uma consulta no meu nome pois pretendia finaciar um imovel. Ai foi que descobri meu nome no spc. Ototal da divida e de 3.600 reais e ja tem uns 2 anos dessa divida. Queria perguntar se essa divivda vai caducar em 5 anos ou nao ? se for gostaria de saber se meu nome ficara limpo para poder fazer meu financiamento pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL.
    Desde ja agradeço muito a atençao.

    Responder

  29. Ola me chamo Gerson …adquiri uma divida no HSBC em 2013 e trabalho em uma empresa da qual eles tem a carta bancaria para fins de conta salario e CC. neste ano por eu estar fazendo um financiamento de compra de imovel tinha um consignado e tinha que liberar por solicitação da construtora meu comprometimento do contra cheque de 30% antes de fechar negocio. paguei o consignado quase a vista pois havia fechado contrato com o HSBC em 2012 junho acho deste anos . Paguei este consignado quase a vista . e estava pagando meu cartão de credito tambem do HSBC/VISA pois tinha a bandeira deles e como estava nesta negociação da casa segui as orientações da construtora. Nao deu certo meu negocio da casa . Então precisei novamente utilizar meu consignado minha margem era boa em 2014 …o Banco HSBC mesmo sabendo que eu não tinha nenhum consignado e mesmo sabendo que eu queria saudar aquela renegociação do cartão (refinanciamento) eles negaram meu consignado mesmo eu sendo funcionario da Empresa e com CC no banco (recebendo pelo banco) me negaram consignado. Uma divida que em 2014 era de 3.000 hj esta em torno de 19.000 porque o banco na epoca alegou ser politica . se eu tivesse um refinanciamento de cartão não teria direto de tirar consignado portanto hoje estou sem creditosem casa e alem de tudo endividado. O banco era minha unica opção e quando mais precisei me viraram as costas não considerando eu ter pago todo meu consignado quase a vista e sendo funcionario da Empresa aonde eles tem a carta de contas Pela Empresa não teria problemas eles emitem a carta de margem. o banco que nega o consignado. Algums funcionarios chegam e refinanciar dois tres emprestimos mesmo com dividas altas no mercado. Eu só tinha um refinanciamento da propria agencia não tive o direito. Minha margem hj é de 650,00 daria para tirar uma boa grana e pagar minhas dividas.

    Responder

  30. Bom dia Emanuel,
    Tinha um cartão de crédito do Banco Bradesco (American Express) e por vários anos, desde junho de 2010, paguei rigorosamente em dia todas as minhas faturas. Ocorre que devido mau planejamento, problemas financeiros e consequente acúmulo de dívidas, desde julho de 2015, minhas faturas não são pagas. Ao somar as compras feitas, fora juros cobrado, o valor seria de R$ 19.071,41. Em janeiro de 2016 consegui uma negociação, que confesso não fiquei muito satisfeito com o valor, R$ 3.000,00 de entrada e mais 50 parcelas de R$ 534,28, totalizando R$ 29.714,00. Desses valores, paguei a entrada em janeiro e uma parcela em fevereiro de 2016. Ao pegarmos o valor que efetivamente gastei com o cartão e abatermos o que já paguei na primeira negociação, o valor fica em R$ 15.537,13. Tive acesso ontem, dia 21/06/2016, a uma notificação da empresa Financial Management Control Ltda, onde diz que minha dívida atual é de R$ 36.208,269999999997. Como consigo negociar minha dívida, a principio de 15,5 mil, sem pagar o juros de 20,6 mil que estão cobrando? 😮

    Responder

  31. Olá, boa tarde. De uns 2 meses pra cá, um representante de uma faculdade que eu cursei em 2011, anda me ligando dizendo que eu tenho uma dívida de mais ou menos 3 mil reais, e conseguiriam um desconto de 50%. Gostaria de saber se depois de tanto tempo (5 anos) eles podem me cobrar na justiça, porque ele anda fazendo ameaças de que esta indo para ação judicial e que eu tenho só até o final desse mês para pagar com 50% de desconto. Eu disse a ele que só teria o dinheiro final do mês que vem pois estou desempregado, ele continuou a pressão falando que eu teria que pegar emprestado pq o desconto só era até esse mês e caso eu não arrumasse o dinheiro eu iria pagar os 3 mil e pouco com correção dos 5 anos. Isso pode acontecer, mesmo tendo 5 anos completados ja da dívida? Estranho que depois de 5 anos eles me ligam e querem que eu comece a pagar rápido assim. Desempregado é impossível. Agradeço a ajuda.

    Responder

    1. Eles fazem assim para lhe amedrontar se tivessem que entrar já teriam feito.
      Seja firme e mencione que somente pode pagar desta forma e veja na faculdade se eles estão realmente autorizados a cobrar e receber…
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  32. Ola, o meu caso, é um pouco diferente, e não encontro nada sobre o assunto. tenho uma divida com uma tia que pegue emprestado no ano de 2010, ja fazem 6 anos. é minha tia e madrinha, porem ela nunca me cobrou pois me ajudou a comprar minha casa. acontece que este ano ela faleceu, e a família de meus primos estão como urubu em cima do inventario, o dinheiro da herança acabou com os laços familiares que poderiam existir. querem descontar da herança este valor que devo, porem estão abafando o que eles devem que eu sei. ao invés de somente dividir o que tem e esquecer o que toda a família devia para esta Tia. minha pergunta é, esta divida prescreve? tem tempo para isso? ja que eles querem puxar somente em favor deles, estou querendo me calçar de alguma lei que me proteja. e impeça eles de se aproveitarem disso. obrigado

    Responder

  33. Boa tarde,
    Gostaria de realizar a seguinte consulta:
    No final de 2013, utilizei aproximadamente 8000,00 do cheque especial do Itaú, usado em parte da construção da residência em que moro hoje, porém com o excesso de dívidas e o juro mensal absurdo do supracitado cheque especial, para continuar o sustento famíliar não vi outra alternativa a não ser mudar de relacionamento para um outro banco.
    Nos diversos contatos feitos pelo Banco Itaú, com propostas com juros abusivos, sempre deixei claro que faria uma negociação quando eu estivesse em condições suficiente para tal, porém num acordo justo e favorável. Após, passados mais de 2 anos e meio, o banco repassou a cobrança para a empresa AVAL, que tem enviado emails entitulados “Notificação Extrajudicial” com prazos curtos (48 horas) e ameaças baseadas no Código Civil (Artigo.395) e Código de Processos Civil (Artigo 652, § 1).
    Pergunto: Eles podem fazer isso? Eu posso ser processado e julgado a pagar a dívida com tamanhos juros abusivos e até penhorar meu poucos bens?

    Respeitosamente,
    Marcos Aurélio Serra Costa
    Email: maurelioscosta@outlook.com

    Responder

    1. Se vc deixar correr revelia sem tomar nenhuma providência, claro que pode. Se é ilegal os juros o juiz não vai adivinhar, vc tem que apresentar sua posição dos fatos.
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  34. Doutor, tudo bem?
    Tive uma empresa no ano de 2010-2011, prestava serviços em obras.
    Me endividei e não conseguir dar sequencia no negocio. essa semana, estava para dar entrada em um imóvel, e eis que ontem uma empresa negativou meu CPF no Cerasa, apenas com um numero de contrato e o valor da divida, de acordo com eles, hoje em 58 mil. liguei para empresa, com o meu CPF, e não localizaram a divida. Com o numero do contrato, que passei para a mesma, localizaram e disseram se tratar de uma divida do itau. pediram para que eu entrasse em contato com o banco. liguei para o itau e possuo protocolos de ligação, de acordo com o itau, essa divida não é deles. liguei novamente na empresa, e informei o ocorrido. essa divida data de 16/09/2011. em resumo, caso essa divida realmente exista, pois a principio não a reconheço, fui negativado no meu CPF, e a empresa que me negativou não consegue me apresentar outras soluções. estou sendo absolutamente lesado, pois hoje estaria dando entrada no processo de compra do imóvel.
    se não for pedir muito, por onde começar? obrigado doutor.

    Responder

    1. Podemos entrar com uma AÇÃO INDENIZATÓRIA para restabeler seu crédito através de uma liminar.
      Envie email para – soscampanhas@gmail.com

      Responder

  35. Olá, tem dívidas, em Banco e outras instituições financeiras, aproximadamente no valor de R$ 50.000,00; depois de cinco anos, conseguirei obter financiamento imobiliário em bancos diferentes, o registro no Banco Central ficará ativo. Obrigado.

    Responder

  36. No ano de 2015, Peguei um Cartão de Crédito da caixa, Construcard em outubro de2015, ocorre que devido a mau planejamento, construção da minha casa e problemas financeiros, perdi meu emprego e consequente acúmulo de dívidas, desde janeiro de 2016, minhas faturas não são pagas. tambem peguei emprestimos consignados, emprestimos pessoais, cartao de credito, os valores são, de $ 20.000 para o Cartão Construcard no Banco Caixa Econômica Federal, $ 20 mil consignado no Banco Itau, $ 10.000 emprestimo pessoal também no Banco Itau e $ 20.000 cartao credito banco Itau. ontem chegou uma notificação do banco Caixa depto Jurídico de procedimento judicial de cobrança no ambito da Justiça federal que podera ACARRETAR A MAJORAÇÃO DA DIVIDA. Minha dúvida é, não tenho como pagar esta dívida, estou desempregado, estou tentando arrumar um dinheiro com meus familiares, mas esta díficil, como fazer pra sair desta sinuca de bico. meu medo é de como fazer uma proposta, estou com medo de penhorar o pouco que tenho, preciso tirar do meu nome as poucas economias que tenho do banco para minha sobrevivência e o carro velho que esta em meu nome ? a dívida esta atrasada em 7 meses, mas os caras estão ameaçando, penhora de bens,ligações, cartas ameaçadoras de penhora de bens artigo 652,659
    Em contato com um advogado, ele me sugeriu para deixar passar mais um tempo para negociar um valor mais baixo, visto que contrai essas dívidas em valores bem abaixo dos que estão me cobrando, o juros estão muito altos, a dívida dobrou, o Itaú eu emprrstei 6000 reais no consignado, 3 mil do pessoal e 3.000 no cartão, a divida do Itaú esta em 47000.
    Tenho que correr para tirar algum bem do meu nome, zerar a conta , passar o carro pra outra pessoa ?

    Obs: Fui informado pelo advogado que quem tem um único Bem no nome(meu caso), o Juiz não bloqueia, isto procede? Como devo fazer a proposta para renegociar esta divida.

    Responder

    1. O ideal é questionar as dívidas na justiça que lá na frente os Bancos fazem acordo bastante favorável e diferente dos valores atuais.
      Com certeza conseguiremos redução substancial e você vai ganhar o tempo que precisa para se recuperar e reorganizar sua vida financeira.
      Prestamos esta consultoria e atendemos em todo Brasil tanto judicialmente como realizando cálculos contábeis para embasamento nos procedimentos jurídicos.
      Além disso vc não fica nessa agonia desnecessária de transferir bens, etc.
      Att
      Emanuel Gonçalves
      http://www.sosdividas.com.br

      Responder

  37. Boa tarde, uma dúvida.
    tenho uma dívida no Antigo banco Real e BVFinanceira de 2007, só que minha dívida foi vendida para uma acessoria de cobrança e pretendo fazer um acordo, no SPC e SERASA meu nome está limpo e no momento estou aguardando uma análise de crédito para comprar uma casa.Bom, quando o banco vende a dívida para uma Empresa de Cobrança o meu nome continua negativado junto ao banco central?Isso pode me prejudicar no financiamento?Já fui aprovado na construtora só falta agora a análise na Caixa Economica…
    att

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *