Renovação de Contrato: Como fazer um Bom Negócio

Aqui no Blog, sempre buscamos formas de orientar os consumidores quanto às armadilhas das instituições financeiras. E a renovação de contratos é uma delas. O seu banco, por acaso, já ofereceu de unificar todos os seus empréstimos em um só, para ficar mais prático o pagamento para você? Ou ofereceu um refinanciamento de suas dívidas, aglomerando todas em um contrato só? Pois é, você caiu na armadilha! Leia até o final para entender

O consumidor precisa ter muito cuidado quando tem pendências com instituições financeiras. Quando falamos em pendências, incluímos na lista cartões de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos e outras operações de crédito que você possa ter contratado ao longo de sua vida.

Essas pendências, no evento de uma renegociação ou refinanciamento, podem vir a ser juntadas em um só contrato, provavelmente por sugestão de seu gerente. A verdade é que o gerente passa a opinião de que ter todas as suas operações de crédito em um só contrato é um bom negócio, mas não é! E vamos explicar por quê.

Cada vez que você aglomera diferentes contratos em uma renovação de contrato, em um contrato único, você está permitindo que o sistema do banco faça uma conta automática desses contratos em um só, no qual são feitos cálculos errados e ilegais. Quando o sistema bancário junta todos os seus contratos em uma única renovação de contrato, ele soma todos os valores, incluindo os juros já existentes nos contratos originais, sem oferecer qualquer redução e, em uma nova operação, acaba acrescentando mais juros nas parcelas. Chamamos isso de “juros sobre juros”, o que é proibido por lei e pode trazer sérios prejuízos para você.

Pra completar, além de sua dívida ser aumentada pelo novo cálculo, o gerente muitas vezes ainda exige algum tipo de “entrada”, de 20 ou 30%. Somando tudo, você pode ver que sua dívida duplica ou triplica, dependendo do prazo que a renovação de contrato propôs.

É por essas e outras que o melhor negócio não é refinanciar, não é fazer a renovação de contrato, mas sim esperar que o banco apresente ofertas para você com descontos progressivos. Principalmente quando a oferta da renovação de contrato vem do seu gerente, é importante deixar a possibilidade de lado! Além de ser motivado por objetivos próprios, como bater metas, o gerente não tem autonomia para fazer descontos em sua renovação de contrato, pelo contrário. A renovação de contrato ainda resulta em valores e dívidas maiores, o que mostra que, às vezes não intencionalmente, o gerente não pode agir em seu benefício.

A verdade universal é que só saindo da esfera do gerente é que fica mais fácil negociar suas dívidas. Ainda é do setor jurídico que vêm os melhores descontos. Por isso, a melhor política é usar uma conta em outro banco para movimentar seu dinheiro, para não correr o risco do banco ao qual você está devendo reter sua remuneração. Com o tempo, você receberá propostas ainda melhores de negociação para quitação de suas dívidas, podendo fugir da renovação de contrato e, portanto, evitando prejuízos.

Lembrando que essa atitude de esperar é perigosa quando se trata de dívidas com garantia. Isto é, dívidas nas quais você concordou em dar um bem em garantia, como é o caso em financiamentos habitacionais, financiamentos de veículos, financiamentos de móveis ou hipoteca. Qualquer outro contrato de crédito que tenha um bem seu como garantia da dívida caso você venha a ficar inadimplente pode resultar na execução ou busca e apreensão desse bem. Portanto, cuidado!

Se você não tem certeza como agir com relação às suas dívidas, não tenha medo!

Disponibilizamos  em nosso Curso  materiais informativos e práticos! Se você deseja aprender mais sobre seus direitos em relação a Código do Consumidor, Negociação de Dívidas e melhorar a sua situação Financeira acesse o link abaixo e conheça o nosso curso. Um conteúdo exclusivamente para pessoas que desejam ter equilíbrio financeiro e prosperidade em suas vidas.

Clique aqui para acessar!

Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Tenha um ótimo dia! =) 

Emanuel Gonçalves
Emanuel Gonçalves
Fundador do blog SOS Dividas, especialista com mais de 20 anos no mercado como consultor financeiro, também Autor do Ebook " Como Negociar Dívidas" que vem ajudando milhares de Brasileiros a saírem do vermelho e reestrutura sua vida financeira.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *