Serasa: Nome Sujo por Dois Centavos

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Observe o relato deste consumidor conforme o texto abaixo, um verdadeiro absurdo!

“Em agosto do ano passado desativei minha Conta Corrente/Salário, pois nem seria mais útil e continuei apenas com o cartão. Tentei utilizar o cartão de credito e…NÃO AUTORIZADO! Fui ao banco 2 vezes para saber o por que dessa situação e descobri que meu nome está no Serasa, exatamente até maio/2014 estava com um saldo negativo de R$0,02, exatos 2 CENTAVOS!!”

A que ponto chegamos, um consumidor passar pelo constrangimento absurdo em ter seu nome sujo na praça, ou seja, no Serasa, por causa de DOIS CENTAVOS, um escândalo!! 

Este é um exemplo da serie de desmandos praticados pelo sistema financeiro contra a população, eles pensam que estão acima do bem e do mal, entretanto, este consumidor pode muito bem entrar com uma ação indenizatória na justiça por perdas e danos, além do constrangimento pelo qual ele foi submetido. 

O grande problema é que as pessoas que passam por esta situação, preferem não perder tempo ou não pagar um advogado para isso, a maioria deixa pra lá e assim a impunidade continua e eles juntos, Bancos e Serasa, continuam tripudiando de tudo e de todos.

Uma ação desta pode ser impetrada contra o Banco e contra o Serasa, é causa ganha na certa e o consumidor precisa se habituar a reclamar e não abrir mão dos seus direitos por mais irrisório que seja, vale a pena, além da indenização tem o lado moral mediante tamanho desmando! 

Uma ótima opção para evitar constrangimentos desnecessários é a inovação das Notificações:

A partir de agora, o consumidor pode ser notificado quando empresas consultam seu CPF e quando o cadastro é totalmente negativado.

A empresa de telefonia Vivo fez uma parceria com a Serasa Experian, passando a oferecer um serviço que permite que seus clientes recebam alertas via SMS, caso sejam incluídos na base de dados da Serasa e fiquem com o nome sujo.

Caso não haja regularização imediata da pendência, a informação sobre a dívida pode permanecer em aberto no banco de dados por até cinco anos após a data de vencimento. Assim, o CPF da pessoa ficará negativado e ela passará a ter dificuldade em adquirir produtos e serviços e fazer empréstimo.

O serviço é denominado de Vivo Alerta CPF, e custa 4,99 reais por mês. O plano pode ser contratado por clientes de planos pré e pós-pagos da operadora. O serviço alerta o cliente quando alguma empresa consulta seu CPF e quando ela está prestes a incluir seu nome na lista de inadimplentes da Serasa.

Facilidade: Ao pagar a dívida, um SMS é enviado pelo serviço, indicando que a situação pendente foi regularizada e que o CPF do consumidor não será negativado, garantindo assim que a pessoa não fique com nome sujo.

No site da Vivo, o consumidor pode acompanhar a situação do seu CPF. Ele gera um relatório, mostrando informações sobre cheques sem fundos, protestos, pendências financeiras, nome sujo, ações judiciais, dívidas vencidas e participação em falência.

Outra empresa que atua na área de análise de crédito, que também oferece o serviço de consulta online da situação do CPF gratuitamente, é a Boa Vista Serviços (SCPC).

O acompanhamento pode ser realizado apenas pelo site. Atualmente, há muitas empresas que oferecem o serviços de consulta de CPFs de consumidores. 

Ao saber qual empresa consultou sua situação atual, é possível verificar por quais motivos ela realizou esse procedimento.

Já a responsabilidade pelo cancelamento do registro na lista de inadimplentes é do consumidor. Cabe à ele fazer a identificação da pendência, procurar o credor e regularizar a situação, realizando o pagamento do produto ou serviço adquirido.

Ao ser notificado que seu nome ficará sujo em breve, o consumidor pode regularizar a dívida em um prazo estipulado, antes que aquela pendência fique registrada.

O prazo é de até 10 dias, contados a partir da data de envio da notificação para realizar o pagamento. Se o pagamento não for realizado após esse prazo, ele poderá ser incluído nos cadastros de inadimplência e ficar com nome sujo, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Dessa forma, o cliente terá conhecimento de que uma dívida está vencida. A empresa avisa os órgãos de proteção ao crédito e, em seguida, esses órgãos devem enviar uma carta de notificação de débito para informar o cliente via SMS.

Use o conhecimento como sua principal arma

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Tenha um ótimo dia! =) 

Emanuel Gonçalves
Emanuel Gonçalves
Emanuel Gonçalves é Fundador do blog SOS Dividas, especialista com mais de 20 anos no mercado como consultor financeiro, também Autor do Ebook " Como Negociar Dívidas" que vem ajudando milhares de Brasileiros a saírem do vermelho e reestrutura sua vida financeira.

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