Sua Excelência, o Endividado!

Sua Excelência, o Endividado é uma análise dos hábitos, os consumidores que estão na lista negra dos 63 milhões de endividados em todo Brasil.  Eles são na verdade potenciais compradores de bens e consumo somente a vista, pois estão sem crédito e pagam tudo no dinheiro ou no cartão de débito . Isso de certa forma fica sendo um tanto quanto positivo para o mercado de uma maneira geral, mesmo o consumo sendo mais restritivo.

Uma grande parcela deste universo de clientes acaba se habituando a este procedimento. Mesmo após a regularização dos seus débitos, se conscientizam e não mais repetem os erros cometidos que os conduziram ao completo endividamento. Ou seja, preferem continuar consumindo a vista, sendo assim, somente compram no limite onde o bolso alcança e não na ilusão do consumo no crédito.

Limite de crédito

Costumamos sempre repetir e enfatizar em nossas consultorias o seguinte: “Seu limite de crédito não é seu limite de crédito, seu verdadeiro limite de crédito é o limite de sua real capacidade de pagamento”.

Quem ganha 5 mil reais, por exemplo, e tem um cartão de crédito com limite de 6 mil reais, além de outras disponibilidades de ofertas para crédito, se ilude e acaba desequilibrando seu orçamento. Cria dívidas para pagar dívidas e se candidatam mais cedo ou mais tarde a entrar no rol dos 63 milhões de endividados.

Milhões de consumidores somente se organizam quando ficam sem acesso ao crédito e são obrigados a parar de fazer dívidas. Inserem em uma nova realidade do consumo apenas à vista, e sendo bem orientados, a médio ou longo prazo, se recuperam e se organizam financeiramente.

Lição aprendida ou não?

Os que aprenderam com a lição da difícil recuperação, dificilmente voltarão a repetir os mesmos erros. Aprenderam e podem até ser reverenciados porque foi através do endividamento que se adequaram a uma realidade equilibrada. Já os que não aprenderam, infelizmente vão continuar a margem do desequilíbrio orçamentário e sequer merecem a reverência que podemos chamar de: sua Excelência o Endividado!

Por Emanuel Gonçalves da Silva

www.sosdividas.com.br