As vantagens do consórcio de carros: algo a se pensar!

consórcio de carros

Sempre compartilhamos, aqui na SOS Dívidas, artigos com dicas para sua educação financeira.

Temos, como objetivo, capacitar o consumidor a se reerguer financeiramente e tomar decisões melhor embasadas no futuro, para evitar novos endividamentos. E um assunto muito recorrente aqui em nosso site é com relação a financiamentos de carros e imóveis.

Considerando que uma das maiores preocupações de nossos leitores é o medo de perder seu carro em uma busca e apreensão de veículos, decidimos elaborar este artigo sobre o consórcio de carros, uma ótima alternativa ao financiamento, principalmente para quem não tem a opção de comprar seu carro à vista.

Então, conheça aqui as vantagens do consórcio de carros e estude essa possibilidade para você!

Como funciona um Financiamento?

Para entender as principais vantagens do consórcio de carros, é preciso entender como seu concorrente, o financiamento, funciona.

Ao contrário do consórcio de carros, o financiamento de automóveis é contratado depois que o carro foi escolhido, de modo que o carro fica como garantia do financiamento contratado e você paga um valor de juros todo mês em cima do valor contratado para comprar o carro.

Para um financiamento, é preciso ter nome limpo e crédito na praça. Já para o consórcio não é necessário, já que ele funciona “ao contrário”: em vez de ter o carro primeiro e pagar depois, você paga pelo carro primeiro e só o compra depois.

Como funciona um Consórcio de carros?

O consórcio de carros é contratado separadamente do veículo. Isso significa que você procura seu banco, contrata um consórcio de carros com um valor em mente (exemplo: R$20.000) e começa a pagar pelo consórcio de carros sem ter um bem já à sua disposição.

Assim, você não “compra um carro”, mas sim uma “carta de crédito” que você vai usar para trocar por um automóvel.

O consórcio de carros é uma excelente ferramenta para comprar seu carro, principalmente caso você esteja com nome sujo ou sem crédito na praça.

Afinal, com o consórcio de carros, você começa a pagar por sua carta de crédito imediatamente e, ao final dos pagamentos, receberá o valor contratado, integralmente e corrigido.

As vantagens do Consórcio de carros

A principal vantagem do consórcio de carros é a possibilidade de comprar seu carro, a médio/longo prazo, mas sem ter a preocupação de quitar suas dívidas, limpar seu nome e ter crédito na praça.

Afinal, sua carta de crédito será paga antecipadamente e, por isso, você não precisa do nome limpo.

Se você quer começar a juntar dinheiro para comprar seu carro e não tem pressa em tê-lo, o consórcio de carros é a melhor forma de proceder. E você ainda “corre o risco” de ter seu carro mais cedo do que esperava!

Todo mês, os consórcios de carros sorteiam algum participante para receber a carta de crédito antecipadamente, em vez de receber apenas ao final dos pagamentos do consórcio.

Dessa forma, a qualquer momento você pode receber o dinheiro e poder comprar seu carro!

A partir do momento em que você recebe sua carta de crédito antecipadamente (o que é conhecido como “consórcio contemplado”), você compra o automóvel e ele fica alienado como garantia ao consórcio.

Nesse ponto, é um procedimento parecido com o financiamento: se o carro fica como garantia dos seus pagamentos, isso significa que você pode vir a perdê-lo em busca e apreensão caso atrase seus pagamentos.

Além disso, quando o carro sai por lance ou sorteio, ou seja, antes do pagamento total do consórcio, pode haver exigência de nome limpo no SPC e Serasa, principalmente quando foi pago menos da metade das prestações estabelecidas.

Mas isso não é regra, e sim uma tendência, então investigue com seu banco como o consórcio deles funciona.

No entanto, a alienação a um consórcio contemplado ainda é preferível em comparação com um financiamento “tradicional”. Afinal, você só começa a pagar juros a partir do momento em que é contemplado com a carta de crédito e as demais taxas e cobranças ainda são inferiores às cobranças do financiamento.

Outra boa notícia sobre o consórcio de carros é que você não precisa contar com a sorte: todo mês, você pode dar um “lance”, que é um pagamento avulso programado com seu banco no valor que você quiser.

Quanto maior seu lance, maiores as chances do banco conceder a carta de crédito a você antecipadamente. Quando não há lances e todos disputam a carta com as mesmas chances, é que é realizado o sorteio.

Dessa forma, todo mês você pode disputar um lance com os demais participantes do consórcio e você só paga o lance, de fato, se seu lance for o vencedor.

Então, se você tiver um dinheiro guardado, pode usá-lo como lance todo mês, até ser contemplado de fato, que é quando você terá que efetuar o pagamento do lance, para receber a carta e comprar seu carro.

Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Tenha um ótimo dia! =) 

Emanuel Gonçalves
Emanuel Gonçalves
Emanuel Gonçalves é Fundador do blog SOS Dividas, especialista com mais de 20 anos no mercado como consultor financeiro, também Autor do Ebook " Como Negociar Dívidas" que vem ajudando milhares de Brasileiros a saírem do vermelho e reestrutura sua vida financeira.

Gostou? Deixe o Seu Comentário!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *