Central de risco do Bacen: Como se livrar da negativação

Você já ouviu falar na central de risco do Bacen? Basicamente, esse sistema pode ser chamado de lista negra dos bancos. Pois, registra o nome de todos os brasileiros que já estiveram endividados.

Por conta disso, ainda que você não tenha nenhuma dívida, pode ter dificuldade de conseguir crédito pelo resto da vida. Assim, continue a leitura deste artigo para entender o porquê.

O que é a central de risco do Bacen?

A central de risco do Bacen é uma ferramenta utilizada para registrar e monitorar a vida financeira dos brasileiros. Já que recebe informações dos bancos a respeito do histórico de crédito de todos os clientes.

Ou seja, se você solicitar um empréstimo ou atrasar o pagamento da sua fatura de cartão de crédito. Essa informação será repassada para o Banco Central. Assim, poderá ser consultada por todos os outros bancos.

O principal objetivo dessa ferramenta é proteger os credores contra a inadimplência. Uma vez que, a análise do seu histórico de dívidas permitirá que os bancos liberem crédito ou não.

Por conta disso, é possível dizer que esse sistema funciona como uma “Serasa oculta”. Pois, ainda que você tenha quitado as suas dívidas e não possua mais nenhuma pendência.

Uma imagem contendo mulher, segurando, homem, terno

Descrição gerada automaticamente

O seu nome ficará registrado na plataforma como mau pagador. Além disso, até mesmo as dívidas prescritas são registradas na central de risco do Bacen. O que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é ilegal.

Por que a central de risco do Bacen prejudica o consumidor?

A central de risco do Banco Central prejudica o consumidor porque limita o acesso ao crédito. Já que antes de liberar empréstimos e financiamentos os credores realizam uma avaliação completa da sua vida financeira.

As principais etapas antes da liberação de crédito são:

  • Primeiro o banco analisa os seus dados pessoais (RG, CPF, endereço e renda mensal);
  • Depois confere se há restrições no seu nome nos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa);
  • O último passo é consultar o seu nome no Banco Central e avaliar todo o seu histórico de crédito.

As informações coletadas durante a análise de crédito permitem que o banco conheça o perfil de cada consumidor. A fim de determinar qual é o risco de emprestar dinheiro ou realizar financiamentos.

Se o risco for muito grande o mais provável é que o banco não libere crédito. Contudo, em algumas situações ele pode compensar o risco oferecendo uma taxa de juros elevada.

Por conta disso, a central de risco do Bacen fere os direitos do consumidor. Pois, até mesmo os acordos que foram quitados ficam registradas na plataforma.

Assim como as dívidas que prescreveram há mais de cinco anos. Dessa forma, você pode ter dificuldade para conseguir boas condições de crédito pelo resto da vida.

Como sair da lista negra dos bancos?

Para sair da lista negra dos bancos é importante conhecer o Código de Defesa do Consumidor. Já que muitas vezes os credores abusam da burocracia para burlar a Lei.

Outro fator fundamental é saber como negociar as suas dívidas. Para que você consiga as melhores condições de pagamento para quitar as contas sem comprometer o seu orçamento.

Confira mais dicas para tirar o seu nome da central de risco do Bacen a seguir:

Consulte o seu nome na central de risco do Bacen

O primeiro passo para limpar o seu nome na central de risco do Banco Central é acessar o seu Registrato. Pois, só assim você saberá quais são as dívidas que estão registradas no seu CPF.

Para acessar o Registrato basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Acesse site do Banco Central;
  • Realize o seu cadastro como pessoa física ou jurídica;
  • Clique na opção: solicitar registrato;
  • Confira todas as operações registradas como prejuízo.

Entenda sobre prescrição de dívidas

Após acessar o seu Registrato é importante que você confira a validade das dívidas registradas no seu nome. Pois, segundo a legislação brasileira, as que venceram há mais de cinco anos não podem constar na análise de crédito.

Contudo, os bancos seguem utilizando essa informação para controlar a sua vida financeira. Por isso é importante que você entenda tudo sobre a prescrição de dívidas. Para que possa se defender contra os abusos bancários.

Faça valer os seus direitos

Depois que você tiver todas as informações sobre as dívidas que estão registradas na central de risco do Bacen. É a hora de entrar em contato com os bancos para fazer valer o seu direito como consumidor,

O mais importante é se preparar de antemão para lidar com toda a burocracia. Já que os credores farão de tudo para te ganhar pelo cansaço. Então, registre todas as ligações e acordos realizados.

Para que você possa entrar com uma ação caso o banco descumpra o combinado. Além disso, invista em conteúdos desenvolvidos por especialistas em gestão de dívidas. Assim você correrá menos risco de ser enganado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *