Controle de dívidas pessoais: Planeje, faça e sonhe com a liberdade financeira

Você sabe como realizar o controle de dívidas pessoais de maneira efetiva? Certamente, esse conhecimento é fundamental para que você consiga regularizar as suas pendências e alcançar a liberdade financeira.

Dessa forma, existem técnicas que você pode colocar em prática para controlar as suas finanças. No entanto, todas elas envolvem investir em educação financeira e planejamento. Continue lendo este artigo para saber mais.

O que é o controle de dívidas pessoais?

Basicamente, o controle de dívidas pessoais é uma maneira de gerenciar as suas pendências. Para que você crie metas e estratégias com base no seu orçamento mensal para quitá-las o mais rápido possível.

Nesse sentido, essa é uma etapa fundamental para garantir a sua independência financeira. Bem como, para criar melhores hábitos na hora de gerenciar os seus gastos e despesas mensais.

Assim sendo, existem alguns métodos que você pode adotar para controlar melhor as suas finanças. Acompanhe a lista completa a seguir:

  • Crie um orçamento doméstico contendo todos as receitas e despesas da sua família;
  • Organize as suas dívidas de acordo com as taxas de juros, para que você pague as maiores taxas primeiro;
  • Avalie a possibilidade de aumentar a sua receita mensal gerando renda extra;
  • Saiba exatamente qual é o custo de vida da sua família e fique atento para cortar gastos desnecessários;
  • Estipule uma meta com o dinheiro que você pretende economizar por mês. Assim conseguirá criar uma reserva para emergências;
  • Anote todos os seus gastos e fique atento para não ultrapassar o limite;
  • Invista em cursos de consultoria financeira.

Qual é a importância de controlar suas finanças?

Sem dúvida, realizar o controle de dívidas pessoais é o passo primordial para você alcançar prosperidade. Bem como, para conseguir realizar todos os seus sonhos e alcançar liberdade financeira.

Pois, não tem como você aumentar o seu patrimônio se boa parte dele está comprometido com dívidas e pendências financeiras. Ainda mais, quando você está preso em empréstimos ou parcelamentos com taxas de juros elevadas.

Visto que, quanto mais você demorar para pagar o valor total, mais dinheiro terá que desembolsar no futuro. Além disso, as dívidas te deixam com o nome sujo e comprometem o seu histórico com as instituições bancárias.

Assim, você reduz as suas chances de aproveitar uma boa oportunidade de negócios. Bem como, de realizar investimentos para que os juros façam o seu dinheiro render.

Nesse sentido, aprender a fazer o controle de dívidas pessoais é o primeiro passo da educação financeira. E com certeza garantirá que você alcance resultados incríveis no seu orçamento futuro.

Invista em planejamento financeiro

Dessa forma, o planejamento financeiro permitirá que você gerencie e regularize as suas dívidas pessoais. Basta que você crie o hábito de registrar todas as entradas e saídas da sua conta bancária.

Uma imagem contendo remoto, mesa

Descrição gerada automaticamente

Semelhantemente, é importante estipular um valor mensal que você destinará para quitar suas pendências financeiras. Nesse sentido, o recomendado é separar pelo menos 30% da sua renda para o controle de dívidas pessoais.

Também é fundamental determinar um valor máximo de gastos por mês. Para que você não exceda a sua capacidade de pagamento e acabe contraindo novas dívidas durante o processo.

Certamente, se você mantiver essa disciplina até quitar todas as suas pendências. Conseguirá se livrar das dívidas de uma vez por todas. Assim como, aprenderá a gerenciar suas finanças de maneira efetiva.

Ferramentas que auxiliam no controle de dívidas pessoais

Existem muitas ferramentas que você pode utilizar para realizar o controle de dívidas pessoais. Dessa forma, nós separamos as que podem gerar mais resultados a seguir:

Planilha do Excel

Em primeiro lugar, a forma mais comum de controlar o orçamento mensal é através de uma planilha no Excel. Já que você pode registrar todas as suas receitas e despesas fixas.

Bem como, adicionar seus gastos diários e utilizar a própria ferramenta para calcular o quanto você ainda pode gastar. Então, você pode construir a sua própria planilha ou baixar um modelo pronto da internet.

Aplicativos de finanças

Porém, as pessoas que querem ter um controle mais prático e imediato do seu planejamento financeiro podem utilizar aplicativos. Existem diversas opções disponíveis para baixar. Entretanto, os mais famosos são:

  • Guiabolso;
  • Mobills;
  • Organizze;
  • Minhas Economias;
  • Minhas Contas.

Anotações em caderno

Por fim, você também pode realizar o controle das suas dívidas e gastos diários a partir de um caderno. Desde que você se lembre de anotar todas as despesas fixas e eventuais do seu dia a dia.

Bem como, as suas metas de gasto e economia mensais. Para que você possa avaliar se está no caminho certo, ou se precisa pisar um pouco no freio. A fim de atingir os seus objetivos financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *