Vale a pena investir na poupança

Vale a pena investir na poupança? Confira aqui

Independente do que falem dela a poupança é o investimento mais tradicional entre os brasileiro por gerações. Mas afinal vale a pena investir na poupança mesmo?

Hoje prepararmos um guia de tudo o que você precisa saber se realmente vale a pena investir o seu dinheiro na poupança.

O que é a poupança

Em poucas palavras a poupança nada mais é do que um tipo de aplicação oferecida por bancos que proporcionam o pagamento de juros mensais ao investidor. Tem como o objetivo oferecer uma maneira do brasileiro poupar dinheiro e deixar esse dinheiro poupado no banco e receber um prêmio (juros) por isso.

De uma maneira simples é um tipo de aplicação utilizada pelos bancos para incentivar as pessoas a deixarem o seu dinheiro com eles e recompensam os mesmos com um prêmio de juros.

Antigamente a poupança era praticamente a única aplicação conhecida por parte da população brasileira e por causa disso ficou tão difundida até hoje. Note como nossos pais e avós possuem uma visão positiva da poupança enquanto a geração atual tem um viés negativo.

Vantagens em investir na poupança para saber se vale a pena

Aqui irei lhe mostrar pontos positivos sobre esse tipo de investimento.

Retirada de dinheiro facilitada

Sim e essa é uma das grandes vantagens da poupança no qual você consegue realizar o resgate do valor aplicado no qual torna a poupança.

Geralmente muitos investimentos possuem carência e prazos para realizar o resgate então se você está a procura de uma aplicação de resgate rápido então a poupança é interessante.

Com essa informação em mente a poupança pode ser uma opção para a reserva de emergência.

Facilidade de aplicação

Vale dizer que a poupança é uma aplicação super fácil de realizar bastando somente ter uma conta no banco e nada mais. Com o uso de aplicativo do banco você consegue realizar o investimento e o resgate em um piscar de olhos.

A caderneta de poupança também pode ser feita para menores de idade e é uma forma útil de ensinar os pequenos o valor do dinheiro e a importância de poupar

Livre de taxas

Ninguém gosta de pagar taxas não é mesmo? Diversas aplicações possuem taxas como por exemplo:

  • Taxa de gestão;
  • Taxa de custódia;
  • Manutenção;
  • tarifa de abertura.

Na poupança você está livre de todas essas taxas e ainda por cima não ocorre a cobrança de IR sobre os rendimentos, algo que é comum em aplicações de renda fixa.

Proteção

Em uma situação raríssima mas se o banco em que você tem dinheiro na poupança vier a falir ou ficar inadimplente você tem a proteção do FGC. Então se você tiver um valor aplicado de até R$ 250 mil terá a garantia.

Vale lembrar que esse valor é referente ao CPF e a instituição financeira então caso tiver mais de uma aplicação além da poupança na mesma instituição certifique-se que os valores totais não ultrapasse os R$ 250 mil.

Além disso investir na poupança remete a segurança e estabilidade porque os riscos de ter problemas com a poupança são mínimos.

Vale a pena investir na poupança

Desvantagens em investir na poupança para ponderar se vale a pena

Agora que você viu as vantagens da poupança irei lhe apresentar alguns pontos ruins sobre essa aplicação.

Rentabilidade baixa

Por se tratar de um investimento bastante seguro e consequentemente ter uma rentabilidade de acordo não quer dizer também que uma rentabilidade muito baixa seja o ideal.

O grande problema da poupança é que seu retorno é inferior a demais aplicações de renda fixas que possuem as mesmas caracteristicas.

A poupança utiliza a selic como base de sua rentabilidade contudo seu retorno funciona com essa regra:

  • Com a selic acima de 8,5%¨ao ano o retorno da poupança será de 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR);
  • Se a selic estiver igual ou menor de 8,5% ao ano então o retorno será de 70% da selic mais Taxa Referencial (TR).

Ressaltamos que essa regra vale para aplicações a partir de 04 de maio de 2012 quando ouve mudanças na poupança. Aplicações antes dessa data seguirá a primeira regra independente da selic.

Como podemos ver o retorno da poupança tende a ser menor que a taxa mãe que é a selic.

Retorno com carência de um mês

Outro problema da poupança é que os rendimentos ganhos somente são convertidos em dinheiro real depois do chamado Aniversário da Poupança.

Parece receber o rendimento de sua aplicação você deverá esperar 1 mês e não realizar o resgate. Caso contrário você não recebera os juros.

Por exemplo se você aplicou no dia 01 de janeiro e resgatar antes de 01 de fevereiro você não recebera a rentabilidade da poupança.

Esse tipo de “trava” não está presente em outras aplicações de renda fixa com liquidez imediata como por exemplo CDBs e tesouro direto.

Ganho real negativo

É de extrema importância ter uma aplicação que lhe protegera da inflação. Infelizmente a poupança perde nesse quesito e raramente consegue proteger o investidor da inflação e quando consegue, então outro título de renda fixa semelhante a poupança também conseguiu.

Vamos para um exemplo prático:

Digamos que a inflação (IPCA) foi ao ano de 10%

Se a taxa de juros mãe (Selic) está a 12% então ao investir em um CDB 100% do CDI você terá o um retorno real de 2%.

Agora na poupança como a selic está acima de 8,5% então seu retorno será somente de 70% desses 12%. Pode parecer confuso mas resumindo seu retorno será menor que o CDB mais tradicional que rende o mais próximo da selic. Diminuindo dessa forma o seu ganho real e em algumas situações ter um ganho real negativo.

Vale a pena investir na poupança

Mas então afinal vale a pena investir na poupança?

Levando em considerações os pontos abordados acima a resposta é… Depende.

Se você busca somente uma aplicação que irá agir como uma reserva de rápido acesso então a poupança ainda continua sendo uma opção.

Contudo devido a variedade de aplicações bastante segura quanto e com rentabilidade superior a poupança perde muito sua atratividade.

Ressaltamos que não estamos dando nenhuma indicação de compra ou venda mas sim um guia para você se orientar em qual investimento é melhor para seus planos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *