Prescrição de dívidas: Minhas dívidas podem sumir?

Algumas pessoas ainda possuem dúvidas quanto à prescrição de dívidas e quando as mesmas podem vir a ocorrer. Dessa forma, é interessante compreender se as mesmas serão liquidadas após um tempo.

Nesse sentido, para aprender e ficar totalmente atualizado adquira o e-book “Dívidas e Dúvidasclicando aqui. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar se as dívidas podem realmente sumir.

O que é prescrição de dívidas?

A palavra prescrição indica que o prazo para a quitação de uma dívida expirou e os diretos dela também. Desse modo, mesmo que a dívida ainda exista, o credor não possui mais os direitos de cobrança.

Assim, o devedor não terá mais a obrigação de efetuar a quitação do débito se ele não quiser. Com isso ocorre uma prescrição de dívidas devido ao tempo que o credor demorou para exigir os seus direitos.

Então, existe um certo prazo para que as mesmas venham a ser cobradas e após isso elas prescreverão. De fato, isso evita que as pessoas fiquem atreladas umas as outras de uma maneira que não possam se desvincular.

Contudo, o credor tem o seu direito de receber os valores na qual a pessoa que está devendo não pagou. Quando esse devedor não efetua o pagamento, o credor poderá acionar os seus direitos na justiça.

Porém, se ocorreu a prescrição da dívida então existirá a possibilidade do devedor negar o pagamento. Com isso, o prejuízo ficará com o credor que poderá não receber os valores propostos.

Quanto tempo uma dívida leva para ser prescrita?

A maioria das pessoas acredita que o período de 5 anos é o momento onde essas dívidas são prescritas. Contudo, de acordo com o código civil no artigo 205 as mesmas se prescrevem em um período de 10 anos.

Além disso, no artigo 206 algumas exceções são colocadas e isso pode alterar os prazos de vencimento. Nesse sentido, a prescrição de dívidas poderá acontecer em outros períodos tais como:

  • 1 ano: despesas de seguradora ou hospedagens;
  • 2 anos: pensões alimentícias;
  • 3 anos: aluguéis.

Por certo, a maioria dessas dívidas são prescritas no período de 5 anos e isso incluem as que possuem contratos. Já as que não se enquadram nas categorias anteriores possuem 10 anos de prazo.

Vale lembrar que a pessoa que constar na lista de devedores pode pedir a retirada após esse período. Desse modo, é como se a dívida realmente deixasse de existir após o seu vencimento.

O e-book Dívidas e Dúvidas

Agora que já vimos uma prévia do que é prescrição de dívidas é importante verificarmos um e-book sobre o assunto. Nesse sentido temos o livro “Dívidas e Dúvidas” que explicada em detalhes como funciona esse processo.

Dessa maneira, as pessoas poderão aprender a quitar suas dívidas, conhecer os seus direitos e compreender os prazos. Pois, muitas vezes a falta de informação acaba gerando prejuízos que podiam ser evitados.

Para quem ainda tem dúvidas a respeito de como gerenciar as suas pendências clique aqui e adquira o e-book. Sem dúvida, você entenderá exatamente como agir em diversas situações.

Por fim, não deixe de conferir o site S.O.S Dívidas que possui muitas informações relevantes. Para poder acessar o website clique aqui e aprenda com uma consultoria altamente qualificada.

SEJA UM CONSULTOR DE DÍVIDAS

Aproveita esta oportunidade para exercer uma carreira profissional de sucesso – Curso Como Ser Consultor de Dívidas.

CLIQUE ABAIXO E SAIBA MAIS:

Consultor Financeiro

2 comentários em “Prescrição de dívidas: Minhas dívidas podem sumir?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *