Planejamento Financeiro: 5 dicas para Evitar Dívidas

Nos dias de hoje realizar um planejamento financeiro ficou ainda mais fácil. Com o avanço da tecnologia existem inúmeras ferramentas para auxiliar você neste processo, um planejamento financeiro preventivo e eficaz.

Abaixo preparamos Cinco Táticas que irá ajudar a Você a montar um Planejamento Financeiro objetivo dinâmico!

#1: O segredo do planejamento financeiro: faça uma Planilha Financeira!

Faça uma planilha que contenha todas as suas receitas e despesas. Dessa forma, você tem uma ideia mais ampla de quanto pode gastar com novos serviços, insumos ou com amenidades.

Uma planilha financeira é sempre o primeiro passo para um planejamento financeiro e para evitar a contração de uma dívida.

#2: Saiba quanto você pode gastar com novos serviços

Sempre que você se deparar com a possibilidade de contratação de um novo serviço, como, por exemplo, uma mensalidade de academia, um plano melhor para a sua TV ou Internet, um plano melhor para o seu celular, tenha em mente que você está assumindo um compromisso.

#3: Controle os gastos com o Cartão de Crédito

Tenha sempre em mente que a fatura do cartão de crédito vem no mês seguinte. Não adianta fazer um planejamento financeiro que não leve em conta os gastos no cartão de crédito, pois você vai acabar com uma dívida.

Da mesma forma que você tem que saber o valor disponível para a contratação de novos serviços, tem que saber o valor disponível para pagar a sua fatura do cartão de crédito. Não se apegue ao limite do cartão de crédito. Se você tem R$500,00 disponíveis para a fatura, não importa se o limite do cartão de crédito é 20 vezes maior do que esse valor. Fique atento!

#4: Prevenção

Todo bom planejamento financeiro deve levar em conta algo não esperado. Uma doença que necessite um gasto com remédios, um problema no carro que necessite um gasto com uma oficina e peças, e por aí em diante.

Para evitar uma dívida, deixe sempre um dinheiro de “reserva” caso algo inesperado aconteça. Dessa forma, você não é surpreendido e não se enrola financeiramente.

#5: Fique atento às datas

No seu planejamento financeiro, fique atento às datas de pagamento das suas contas. Se você não recebe todo o seu salário de uma vez, o ideal é que as datas de vencimento das suas contas reflitam isso. Não custa lembrar que, pagando atrasado, você está pagando um valor acrescido de juros e muitas vezes, são juros abusivos.

Esperamos que, com esse artigo, você consiga fazer um planejamento financeiro eficaz, preventivo e que evite a contração de uma dívida.

Seguindo essas dicas, você controlará com maior facilidade as suas contas e estará sempre atento às suas possibilidades financeiras. Não há nada melhor do que não ter surpresas negativas no orçamento mensal, fazendo com que você tenha uma vida financeira saudável e organizada.

Se você gostou do nosso conteúdo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

 

 

 

Ainda está com dúvida?

Envie uma mensagem explicando sua dúvida ou situação e será respondida o mais breve possível!

 

 

Sr. Emanuel Gonçalves – Consultor de Dívidas
[contact-form-7 id=”5848″ title=”Envie sua dúvida”]