Como negociar dívidas atrasadas, veja dicas importantes

Negociar dívidas atrasadas é a melhor opção para regularizar a sua vida financeira em 2020. Pois, através da negociação você pode conseguir descontos para quitar a dívida a vista.

Assim como opções de parcelamento acessíveis para o seu orçamento mensal. Porém, é importante ficar atento para não ceder à pressão dos credores. Continue a leitura deste artigo para mais informações.

Como negociar dívidas?

Para negociar dívidas atrasadas é fundamental investir em planejamento financeiro. Afinal, você precisará reorganizar todo o seu orçamento mensal antes de entrar em contato com os credores.

Para que você saiba exatamente qual é a quantia máxima que pode dedicar para o pagamento da dívida. Dessa forma, você correrá um risco menor de se comprometer com acordos que só beneficiam os bancos.

O planejamento financeiro também te ajudará a eliminar gastos desnecessários do seu orçamento. Assim, você poderá juntar uma quantia para quitar a dívida a vista e conseguir um bom desconto.

Nós preparamos 5 dicas de ouro para te ajudar a limpar seu nome em 2020. Então, acompanhe os próximos tópicos e comece a colocar as dicas em prática ainda hoje:

Conheça o seu orçamento

O primeiro passo para negociar dívidas é conhecer o seu orçamento. Afinal, é fundamental saber qual o valor máximo que você pode dedicar para o pagamento da dívida.

Uma imagem contendo no interior, computer, mesa, computador

Descrição gerada automaticamente

Muita gente cede a pressão psicológica realizada pelos credores. Assim, acabam se comprometendo com acordos e parcelamentos que não podem pagar.

Isso gera uma reação em cadeia no seu orçamento. Pois, faz com que outras contas fiquem atrasadas. Então, depois de alguns meses, você acaba com mais dívidas do que antes.

Para evitar esse cenário avalie a sua situação financeira:

  • Qual é a sua renda total mensal;
  • Qual o valor das suas contas básicas (Luz, Água, Gás, Telefone, Aluguel, Internet);
  • Quais são os seus gastos fixos (Transporte, Educação, Alimentação, Saúde).

Após considerar essas questões, determine qual quantia sobra no final do mês. Basicamente, esse é o valor máximo que você pode utilizar para negociar dívidas sem comprometer o orçamento.

Liste todas as suas dívidas

Depois de avaliar a sua situação financeira, é o momento de listar todas as suas dívidas. Assim, será mais fácil determinar qual delas negociar primeiro.

Acompanhe algumas dicas para te ajudar nessa etapa a seguir:

  • Liste todas as suas dívidas mensais, mas comece pelas que estão atrasadas;
  • Coloque no topo da lista as dívidas que possuem as maiores taxas de juros (Crédito rotativo do cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos);
  • Organize as demais dívidas com base na data de vencimento;
  • Determine qual o valor total das suas dívidas mensais.

Comece a se planejar para quitar as dívidas que aparecem no topo da lista. Mas fique atento para o valor total das suas pendencias mensais. Segundo especialistas, apenas 30% da sua renda deve estar comprometido com dívidas.

Por conta disso, se o valor total das suas dívidas mensais for muito alto, você terá que cortar gastos. Ou até mesmo procurar por fontes de renda extra para aumentar o seu orçamento.

Estabeleça um limite para a parcela

Antes de negociar dívidas com os credores, é importante determinar qual o valor máximo que você pode utilizar. Bem como, se você tem a possibilidade de quitar a dívida a vista.

Esse planejamento vai evitar que o credor te pressione a aceitar condições de pagamento que parecem vantajosas. Mas que escondem uma alta taxa de juros e comprometem o seu orçamento a longo prazo.

Entre em contato com o credor

Entre em contato com o credor e faça a sua proposta. Porém, lembre-se de não assumir um compromisso que prejudicará a sua saúde financeira. Afinal, estar endividado não é um crime.

Por isso você tem o direito de lutar por condições de pagamento justas. Além disso, você não depende do credor para limpar seu nome. Pois, é possível entrar com uma liminar na justiça para remover seu CPF do SPC e Serasa.

Simule crédito

A última dica para negociar dívidas é simular opções de crédito. Visto que, algumas dívidas possuem a taxa de juros muito alta. Dessa forma, é bem mais vantajoso solicitar um empréstimo para quitar a pendencia a vista.

Mas fique atento para que as parcelas do empréstimo não comprometam o seu orçamento. Além disso, simule crédito em diversos bancos para encontrar a opção com a menor taxa de juros.

A melhor alternativa é abrir a sua própria cooperativa de crédito. Assim, você terá liberdade para gerenciar o seu orçamento e conseguirá crédito com juros baixo e boas condições de pagamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *