Financiamento BNDES Pequena Empresa/MEI: Como Funciona

Ter um negócio implica em custos, e as contas não esperam crises passarem. Funcionários precisam do salário, aluguel precisa ser quitado, equipamentos precisam de energia e internet, entre muitos outros débitos recorrentes. Pode ser necessário, inclusive, buscar um financiamento do BNDES para manter a empresa viva.

Manter as contas em dia não é fácil, e essa costuma ser uma alternativa bastante requisitada para desafogar o orçamento. Se você está nessa situação, precisa ter em mente que não é fácil conseguir crédito para salvar o seu negócio. As pendências tributárias, por exemplo, são um dos impeditivos de garantir essa espécie de financiamento.

Já deu pra notar que é complicado manter a empresa ativa por meio de um financiamento BNDES, não é? Mas, calma, nós vamos te ajudar nisso! Continue lendo e descubra como.

Pouco crédito, pouca disponibilidade

O financiamento do BNDES sempre existiu – não é uma novidade em época de pandemia, como alguns veículos de mídia têm divulgado -, embora não seja fácil conseguir aprovação. A verdade é que falta capital de crédito auxiliar para ajudar os micro, pequenos e médios empresários (MPMEs) a tocarem seus negócios.

Quando a pandemia começou, houve um pequeno aumento no montante destinado aos empréstimos para os pequenos negócios, mas nada muito expressivo – apenas 2%. E o pior: esse financiamento, que já era difícil conseguir, não viu sinais de melhora mesmo em um momento tão complicado.

O próprio presidente do BNDES, Gustavo Montezano, reconhece essa falha que prejudica a classe de pequenos empresários brasileiros. O crédito, que sempre foi tão restrito e mais voltado aos grandes negócios, durante a crise se revela ainda mais seletivo e difícil de alcançar. Uma situação complicada para empresas que estão no sufoco para sobreviver.

Veja mais sobre o assunto neste vídeo!

A foto pode conter: duas pessoas mexendo em papelada, relacionada a financiamento do BNDES

Quem pode fazer financiamento pelo BNDES?

Empreendimentos que funcionem no Brasil são elegíveis ao financiamento do BNDES, incluindo as MPMEs e as grandes empresas, salvo algumas exceções (como o caso de saunas, motéis, termas, ou o comércio de armas). Mas existem, ainda, alguns requisitos ainda a serem observados, que acabam se tornando impeditivos para muitos.

Para ser aprovado para o financiamento é necessário estar livre de dívidas, não estar em recuperação de crédito e apresentar um capital já satisfatório, para comprovar a capacidade de cobrir os riscos da operação. A análise para obtenção do auxílio é demorada, minuciosa, tornando-o difícil de conseguir pelo micro, médio ou pequeno empresário comum. Apenas uma minoria acaba recebendo a aprovação.

Como conseguir financiamento pelo BNDES?

Além de estar livre de pendências tributárias no SPC, Serasa e SCR, e de apresentar um alto desenvolvimento econômico como garantia para firmar o acordo, para conseguir um financiamento do BNDES é necessário negociar com um dos agentes financeiros credenciados por eles – ou seja, os bancos. É uma outra complicação para obter a liberação de crédito para a empresa.

São os bancos que analisam os pedidos de financiamento das MPMEs. O problema, no entanto, é a baixa lucratividade que eles obtêm com os financiamentos do BNDES, que seguem regras de juros mais baixos. Assim, eles atraem os clientes com falsas promessas, mas alegam que o BNDES não aprova o financiamento e, no fim, oferecem outros serviços no lugar – como os empréstimos bancários de juros altíssimos, muito lucrativo para eles.

Clique aqui e saiba mais sobre esse cenário dos bancos

Como funciona o financiamento do BNDES?

Ao solicitar o crédito para uma instituição financeira credenciada pelo BNDES, o banco fará a análise do pedido para liberar o financiamento ou recusá-lo. Em caso de aprovação, a instituição avisa o BNDES, que então libera o recurso solicitado. Os financiamentos diretos com o BNDES só acontecem nos casos de empresas grandes.

A quantia aprovada é financiada por um longo prazo e precisa ser utilizada de modo específico, conforme estabelecido na solicitação de financiamento (diferentemente do empréstimo bancário, que pode ser aplicado para qualquer finalidade sem acordo prévio).

Após a liberação do crédito, o BNDES e a instituição financeira ainda fazem um acompanhamento da aplicação do dinheiro e da evolução do empreendimento, de acordo com a finalidade para a qual o crédito foi aprovado. A prestação de contas é rígida para esse tipo de financiamento.

A imagem pode conter: três mulheres discutindo negócios, como os relativos ao financiamento do BNDES

O que pode ser financiado pelo BNDES?

Os recursos provenientes pelo financiamento do BNDES podem ser utilizados para algumas finalidades específicas. Estas incluem:

  • Expansão ou modernização do espaço;
  • Reformas para melhoria da área física;
  • Treinamento de funcionários ou aplicação de projetos;
  • Compra de equipamentos e maquinário (fabricados no Brasil);
  • Aquisição de insumos, softwares, ou outros bens necessários para o funcionamento;
  • Importação de bens ou serviços que não existam no Brasil;
  • Capital de giro.

Financiamento BNDES para MEI

O financiamento do BNDES para pequena empresa ou MEI é dificultado e um impeditivo para que o microempresário possa expandir seu negócio. Pode ser complicado buscar uma solução financeira para a empresa numa situação de crise, em que é necessário um maior capital para manter o empreendimento funcionando ou expandi-lo.

Os bancos prometem muito, mas a realidade não condiz com tantas promessas. No fim, o financiamento do BNDES é lucrativo para o próprio banco, mas dificultado para o micro, pequeno ou médio empreendedor, e essa falta de apoio impede os empreendimentos menores de crescer.

Fiz um vídeo sobre o assunto: confira aqui!

Emanuel Gonçalves é especialista em dívidas há mais de 25 anos e pode te ajudar para que VOCÊ também possa se tornar um CONSULTOR DE DÍVIDAS! Clique aqui e confira mais sobre o treinamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *