Empréstimos bancários: Os riscos para os microempreendedores

Os empréstimos bancários são muitas vezes, em momentos de crises e dificuldades uma luz no fim do túnel para os microempreendedores brasileiros não é mesmo?

Se tornou muito comum ver os microempreendedores recorrerem a essas ajudas emergências, que oferecem facilidades de pagamento e parcelamentos extensos. Mas quais sãos os riscos dessa dívida?

Preparei esse artigo para te explicar os riscos que corre quando você assumir uma dívida através dos empréstimos bancários. Assim, poderá avaliar se essa é a melhor estratégia para sua empresa.

Os empréstimos bancários

Em definição, os empréstimos bancários são contratos efetuados entre o cliente (microempreendedores) e a instituição bancária, onde o primeiro recebe um valor do segundo, com a obrigação de pagar em parcelas com prazo definido e margem de juros pré-estabelecida.

Muitos microempreendedores, quando se encontram em dificuldades dentro do seu negócio, imediatamente pensam em correr para essa medida rápida.

Os empréstimos bancários não possuem destinação específica, sendo assim, o cliente pode aplicar o dinheiro onde desejar. Ao contrário por exemplo dos financiamentos, que o dinheiro tem definição de destino.

Em momentos que se instala a crise econômica, como em pandemias, o Governo divulga programas de empréstimos que não chegam ao seu destino. Desta forma, os clientes dispõem menos de recursos para aquisições e contratações de serviços.

Essas questões promovem um tipo de congelamento na liquidez das empresas, em especial nas categorias de microempreendedores – esses são os primeiros a sofrerem os impactos de uma crise.

Expectativa x realidade dos empréstimos bancários

Nesse momento de desespero e na busca por estratégias em prol de não fechar as portas, é bastante comum a procura por caminhos que levem a novos horizontes dentro dos negócios.

No atual contexto, o ideal seria que os bancos surgissem como amigas e que o auxílio fosse liberado ao microempreendedor, mas na prática não é o que acontece.

Os empréstimos emergenciais do BNDS, administrados pelos bancos, chegam com taxas atrativas e destinadas as empresas menores, porém jamais chegam ao destino, pois as agências dificultam o processo.

Até mesmo os empréstimos bancários com altas taxas de juros são negados aos empresários de pequeno porte, porque, em função da pandemia, muitos tiveram os nomes inseridos as instituições de proteção ao crédito.

Para entender, clique aqui e assista a um vídeo explicativo e verdadeiro.

Atrativos para os empréstimos bancários

Claro que para haver essa busca da grande maioria de microempreendedores por essas soluções financeiras, existem vantagens agregadas a esses programas que infelizmente não passa de sonho.

  • Facilidade de pagamento;
  • Prazo estendido;
  • Despesas dedutíveis em Imposto de Renda;
  • Resolução imediata do problema.

Analisando apenas esses parâmetros é que os microempreendedores gostariam de assumir o compromisso através do contrato dos empréstimos bancários, entretanto a realidade é outra e 70% estão fechando as portas, triste realidade!

Motivos para buscarem empréstimos bancários

Os grandes empresários têm até acesso a reuniões via live com o ministro da economia do governo, mas, os pequenos, microempreendedores, esses coitados, são jogados as trevas da falência….

Capital de giro

O capital de giro é o que mantém a empresa diariamente, nos países onde desenvolvidos estes recursos são garantidos pelo estado porque eles são conscientes que mantendo os empreendedores em atividade, garantem o emprego de milhões e milhões de consumidores.

Pagamento de funcionários

Está dentro do capital de giro, foi lançado um programa para ajuda com um percentual que até ajudou algumas empresas, entretanto insuficiente para grande maioria deste segmento.

Dívidas

Em meio as dificuldades e pandemia, se instalam as dívidas. Seja com fornecedor, com estrutura, com material e principalmente com os funcionários. O desespero do momento, muitos vão a falência total, lamentavelmente.

Futuro Completamente Pessimista

Por mais boa vontade e otimismo que gostaríamos de transmitir neste artigo, lamentamos ter que expor a realidade para não passar ilusão aos nossos leitores, então sem rumo, sem norte, o Brasil segue à deriva e o futuro é completamente imprevisível.

Assista ao vídeo que preparei para entender o contexto e a verdadeira situação dos empréstimos bancários.

Portanto, seja um consultor de Dívidas:

A Carreira mais carente e rentável do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *